Jovens estudantes do programa Dupla Escola, do Instituto Claro, fizeram na quarta-feira (18/02) uma visita técnica ao Rio Open, torneio de tênis patrocinado pela Claro e realizado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ). Acompanhados de um professor, os jovens conheceram a infraestrutura de telecomunicações e as cabines de transmissão de TV do evento esportivo.
O Dupla Escola, sediado no Colégio Hebe Camargo, em Pedra de Guaratiba (RJ), oferece formação técnica integrada ao ensino médio, permitindo que os formandos obtenham registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). Com a visita, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar de perto a rotina da profissão de técnico em telecomunicações.
“Durante essa experiência, pudemos ver como a disciplina que estudamos no colégio se aplica no trabalho”, afirmou a estudante Nicole Cipriano. “Eu vi e presenciei como funciona cada setor do Rio Open. Cada setor tem sua especialidade, mas todos são parte de um todo. Se um setor tiver qualquer problema, afeta todos os outros.”
“Eu aprendi que é um processo demorado, o planejamento é feito detalhe por detalhe”, disse a estudante Emilly de Oliveira. “É um planejamento complexo e demorado. São várias pessoas, é preciso muita organização e boa comunicação”, concordou a colega Patrícia Bueno.

A programação deste ano do Rio Open teve ainda uma apresentação da ONG Ação Social pela Música, ocorrida na última segunda-feira (16/02). O grupo de músicos participou da cerimônia de abertura do evento tocando o Hino Nacional.
A ONG Ação Social pela Música, que conta com o apoio do Instituto Claro, atua na inclusão social de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade por meio da educação musical.
Sobre o Dupla Escola
Iniciado em 2014, o Dupla Escola é realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (RJ). O programa já beneficiou mais de três mil jovens e formou mais de 920 técnicos em telecomunicações.
Crédito da imagem: divulgação