Certo dia, Lucas Ribeiro e seu sócio, Fabiano Jardim, se deram conta do enorme número de produtos que muitos mantêm parados em casa, mesmo quando ainda estão em perfeitas condições de uso. Assim surgiu a ideia para o aplicativo Trokaí, vencedor da 10ª edição do Campus Mobile na categoria Smart Cities.

A proposta é simples e eficaz: uma ferramenta que proporciona a compra, venda ou troca de roupas de maneira sustentável, acessível e circular.

“Nos chamou atenção o fato das pessoas manterem coisas sem utilização, que acabam se depreciando e que poderiam ser úteis para alguém”, comenta Ribeiro. “Diante disso, pensamos na troca como uma possível solução, que devolve utilidade ao produto e permite que os envolvidos consigam um item diferente.”

Leia também: Conheça os vencedores da 10ª edição do Campus Mobile

Na pesquisa para o projeto, os amigos notaram que havia diversas páginas e grupos em redes sociais para esta finalidade. Ou seja, o nicho e a demanda para a iniciativa já estavam presentes. Faltava apenas o pontapé inicial.

“Esse interesse das pessoas em consumir de uma maneira mais consciente, além das razões econômicas, surge como alternativa à indústria da fast fashion [moda rápida], que causa impactos sociais e ambientais extremamente negativos. O Trokaí fornece um espaço digital onde as pessoas podem comprar, vender ou trocar roupas. Nossa motivação é permitir um consumo de maneira mais sustentável, causando menos danos ao planeta e gastando menos dinheiro”, pondera.

Etapas desafiadoras

Mas nem tudo foi fácil. Em 2019, Ribeiro se candidatou ao Campus Mobile com outra proposta, que não foi selecionada. Estudante de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ele diz que uma das etapas mais desafiadoras foi decidir qual modelo de negócio implementar.

“Nós dois trabalhávamos como desenvolvedores de software há alguns anos, mas o Trokaí foi nossa primeira experiência como empreendedores. A jornada foi e continua sendo muito desafiadora, em diversos aspectos: validação, tecnologia, comunicação, etc.”, enumera. “Ficamos meses estudando o mercado e conversamos muito com nossos usuários. Agora que encontramos e implementamos a monetização, estamos vivendo um desafio ainda maior: vender. Para isso, estamos estudando marketing e testando diferentes abordagens e possibilidades”.

foto_lucas
Lucas Ribeiro, um dos sócios do aplicativo Trokaí (crédito: acervo pessoal).

Ribeiro garante que o desafio vale a pena, apesar dos percalços. “Assim como grande parte dos empreendedores, abrimos mão da estabilidade ao optar pela criação do nosso negócio. Uma escolha difícil, que precisa ser renovada diariamente e que exige dedicação, disciplina e perseverança. No entanto, essas dificuldades tornam as conquistas ainda mais gratificantes.”

O premiado de Smart Cities do Campus Mobile deste ano afirma que a vitória indica que eles estão no caminho certo. “É um reconhecimento muito importante para nós e vai nos dar motivação para continuar trabalhando firme no desenvolvimento do Trokaí. O prêmio em dinheiro vai ser muito útil para custear as despesas operacionais e investir no marketing. Além disso, estou super ansioso com a viagem para o Vale do Silício!”, comemora.

Veja mais:

Aplicativo Glub ensina educação financeira para crianças de maneira lúdica

Aplicativo Tabela é iniciativa para incentivar o futebol feminino comunitário

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

12ª edição do Campus Mobile prorroga as inscrições

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem enviar projetos mobile até 19/11

há 5 meses
Notícias

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 7 meses
Notícias

Conheça os projetos uShare e SimSilo da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos ajudam moradores universitários e previnem acidentes em silos agrícolas

há 8 meses
Notícias

Conheça os projetos MagicCard e Naveghi Book da 11ª edição do Campus Mobile

Soluções se destacaram ao trazer inovação para as categorias educação e saúde

há 10 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.