As jovens Elaine Cruz Farias, Nathália Sonatti e Luane Barbosa já eram mobilianas veteranas quando conceberam o projeto Tabela. Elas já haviam participado da 8ª edição do Campus Mobile na categoria Games e desta vez se inscreveram com um projeto de Diversidade. A ideia surgiu da dificuldade das colegas de faculdade Nathália e Luane em encontrar espaços de prática de futebol em Recife. Assim, elas montaram um perfil no Instagram para divulgar a organização de ‘peladas’. Naturalmente, a ideia evoluiu para um aplicativo e a irmã de Nathália, Elaine, que é estudante de Ciência da Computação, se envolveu no projeto.

“A iniciativa busca explorar o futebol como potencializador do empoderamento feminino, afirmando a presença das mulheres em um campo dominado por homens e repleto de sexismo, e dessa forma atuar como um vetor de luta pela igualdade e respeito de gênero”, explica Farias sobre o projeto vencedor da categoria Diversidade. O aplicativo conecta mulheres que tem interesse em jogar futebol e possibilita que elas encontrem locais e pessoas interessadas em montar um time ou apenas disputar uma partida.

Confira: Conheça os vencedores da 10ª edição do Campus Mobile

Farias acredita que ter participado do Campus Mobile foi essencial para tirar a concepção do papel. “A fase mais marcante foi a semana imersiva pois foi a que tivemos mais contato com participantes e mentores. Tivemos feedbacks cruciais para potencializar o projeto e amadurecê-lo”, conta.

campus mobile tabela equipe
Equipe do app Tabela: Elaine Cruz Farias, Nathália Sonatti e Luane Barbosa (crédito: acervo pessoal)

Pesquisas e testes

Durante a jornada, as jovens pernambucanas realizaram diversas pesquisas com público-alvo e benchmarking. Fizeram também testes remotos de usabilidade com usuárias reais. “Uma das maiores dificuldades que enfrentamos foi estabelecer uma identidade visual e uma interface que possibilitasse uma variedade de features e flexibilidade ao mesmo tempo em que mantivesse uma simplicidade de interação”, destaca Barbosa.

Com a vitória no Campus Mobile e a viagem ao Vale do Silício, as mobilianas esperam conseguir lançar o Tabela nas lojas de aplicativos até dezembro e querem ampliar o escopo do projeto para todo o Brasil. “Estamos muito animadas para conhecer um dos maiores polos digitais do mundo e imergir no ecossistema de grandes empresas e startups. Também estamos ansiosas pela experiência única de falar do nosso projeto em outra língua e em outro território”, resume Farias.

Veja mais:

Aplicativo TalkInn promove conversação em inglês com segurança

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

12ª edição do Campus Mobile prorroga as inscrições

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem enviar projetos mobile até 19/11

há 4 meses
Notícias

Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Campus Mobile

Estudantes do ensino superior, mestrado ou doutorado e recém-formados podem se inscrever até 12/11

há 6 meses
Notícias

Conheça os projetos uShare e SimSilo da 11ª edição do Campus Mobile

Aplicativos ajudam moradores universitários e previnem acidentes em silos agrícolas

há 7 meses
Notícias

Conheça os projetos MagicCard e Naveghi Book da 11ª edição do Campus Mobile

Soluções se destacaram ao trazer inovação para as categorias educação e saúde

há 9 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.