Conteúdos

Este roteiro de estudos de biologia aborda o sistema reprodutor humano, apresentando sua anatomia e fisiologia.

● Sistema reprodutor masculino;
● Sistema reprodutor feminino;
● Hormônios sexuais; e
● Pessoa intersexual;

Objetivos

● Conhecer os órgãos e as estruturas dos sistemas reprodutores;
● Compreender o funcionamento dos sistemas reprodutores, a partir da ação hormonal;

Palavras-chave:

Sistema reprodutor masculino. Sistema reprodutor feminino. Hormônios sexuais. Pessoa intersexual.

Proposta de trabalho:

O objetivo deste roteiro é auxiliar nos estudos, em casa ou em outro ambiente. Nesse sentido, apresenta um percurso com textos, vídeos e algumas propostas de atividades.
Não é necessário fazer todas as etapas, ler todos os textos, ou assistir a todos os vídeos, mas as questões orientadoras, bem como as subquestões que advêm delas, ajudam na captação do conteúdo inteiro, bem como dos principais conceitos.

Leia os textos propostos buscando as respostas para cada uma das perguntas. Se aparecerem mais dúvidas ao longo da leitura, aproveite para fazer anotações em seu caderno e aprofundar sua pesquisa. Após as leituras de cada um dos textos, escreva um parágrafo resumindo seu aprendizado.

1ª Etapa: Sistema reprodutor masculino

Pergunta orientadora: Quais órgãos e estruturas fazem parte do sistema reprodutor masculino?

Aparelho reprodutor masculino, ou sistema genital masculino, são outros nomes dados a esse sistema, que tem como função produzir os gametas masculinos – os espermatozoides, e entregá-lo dentro do sistema reprodutor feminino, para que aconteça a fecundação de forma natural. Mas quais órgãos e estruturas participam desse processo?

Para conhecer melhor o sistema reprodutor masculino, leia o seguinte texto:
“Sistema reprodutor masculino”
Acesso em 17 de novembro de 2022.

A partir da leitura, responda às seguintes questões:

1) Relacione as colunas abaixo, de forma a ligar os órgãos/estruturas desse sistema à sua respectiva função:

A. Uretra ( ) Local onde são armazenados os espermatozoides.
B. Pênis ( ) Tubo que transporta o sêmen.
C. Vesícula seminal ( ) Produz o líquido seminal, que protege os espermatozoides e os auxilia em seu deslocamento.
D. Próstata ( ) Canal que elimina o sêmen ou a urina.
E. Canal deferente ( ) Produz o líquido prostático.
F. Testículos ( ) Órgão externo que elimina urina ou sêmen e atua na relação sexual, ficando ereto.
G. Epidídimo ( ) Local onde são produzidos os espermatozoides.

2) Escreva o caminho dos espermatozoides, desde a sua produção até a ejaculação.
3) Do que é composto o sêmen?
4) Qual(ais) estrutura(s) do aparelho reprodutor masculino é(são) comum(ns) ao aparelho urinário?

Para conhecer um pouco mais sobre o sistema reprodutor masculino, assista ao seguinte vídeo:
“O sistema reprodutor masculino”
Acesso em 17 de novembro de 2022.

2ª Etapa: Sistema reprodutor feminino

Pergunta orientadora: Quais órgãos e estruturas fazem parte do sistema reprodutor feminino?

O sistema reprodutor feminino é um dos mais belos do corpo humano, pois é responsável pela reprodução humana, dando continuidade à nossa espécie, por meio da gravidez. Todos os seus órgãos, estruturas e ciclos contribuem para essa função.

Para conhecer melhor o sistema reprodutor feminino, leia o seguinte texto:
“Sistema reprodutor feminino”
Acesso em 17 de novembro de 2022.

A partir da leitura, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Quais as funções do sistema reprodutor feminino?
2) Complete o desenho abaixo, com os nomes das estruturas do aparelho reprodutor feminino.

3) Escreva, sucintamente, a função de cada estrutura identificada na questão anterior.

Para conhecer um pouco mais sobre o sistema reprodutor feminino, assista ao seguinte vídeo:

O sistema reprodutor feminino e a puberdade
Acesso em 17 de novembro de 2022.

3ª Etapa: Puberdade, hormônios sexuais e fecundação

Pergunta orientadora: O que é puberdade, e qual a sua relação com os sistemas reprodutores?

A puberdade é um período de transição da infância para a fase adulta, caracterizada por alterações marcantes nos corpos dos meninos e das meninas. Tais alterações são estimuladas por hormônios, e acontecem em idades diferentes para meninos e meninas.

– Para conhecer um pouco mais sobre os hormônios sexuais e o ciclo menstrual, acesse o nosso Roteiro de Estudos “Sistema Endócrino”

Para conhecer um pouco mais sobre as mudanças ocorridas na puberdade, leia o seguinte texto:
“Puberdade”
Acesso em 17 de novembro de 2022.

Para conhecer um pouco mais sobre a fecundação, assista ao seguinte vídeo:
“Um jeito divertido de entender a fecundação”
Acesso em 17 de novembro de 2022.

A partir da leitura e do vídeo indicados, responda às perguntas propostas abaixo:

1) Em qual idade geralmente ocorre a puberdade, para as meninas e para os meninos?
2) Quais são as características sexuais secundárias exclusivas das meninas?
3) Quais são as características sexuais secundárias exclusivas dos meninos?
4) Descreva quais são os hormônios sexuais, onde são produzidos e a função de cada um deles.
5) O que é fecundação? O que é necessário para que ela ocorra?

4ª Etapa: Pessoa interssexual

Pergunta orientadora: Mas só existem homens e mulheres?

O conceito de sexo biológico está relacionado com a genitália, os hormônios e os cromossomos que apresentamos. Porém, existem pessoas que apresentam combinações cromossômicas e características – incluindo os genitais, de ambos os sexos, as pessoas intersexuais. Historicamente, muitas dessas pessoas sofreram transformações e intervenções cirúrgicas a partir da escolha da família, contudo poderiam crescer saudáveis como intersexuais e, em alguns casos, se reproduzir.

A diversidade sexual e de gênero compreende eixos fundamentais de divisão, como o sexo biológico, a identidade de gênero e a orientação sexual. O sexo biológico é caracterizado pela combinação genética identificada como da mulher – XX, e como do homem – XY, no entanto, sempre existiram pessoas que nascem com uma combinação diferente de cromossomos, por exemplo, XXY – são os intersexuais, que podem combinar as características determinadas pelos genes, as características fenotípicas, os órgãos reprodutores internos, os órgãos genitais externos e os hormônios.

O conceito de gênero está relacionado com a construção social do indivíduo, afinal, homens e mulheres não se diferem apenas pelos seus genitais, cromossomos e hormônios, mas também pelo seu comportamento, cultura e formas de expressão. Além dos conceitos de sexo biológico, intersexo e gênero, existem muitos outros que permeiam a sexualidade, a expressão e a sua vivência.

Para conhecer um pouco mais sobre a diversidade sexual e de gênero:

O que é ser não-binário?
O que é pansexual?
O que é ser intersexo?
Associação Brasileira Intersexo
● Para conhecer e refletir um pouco mais sobre a questão do intersexo, assista ao filme “XXY”, disponível na Netflix.

5ª Etapa: Cheque seus conhecimentos

O sistema reprodutor feminino desempenha as seguintes funções, exceto
a) produz óvulos, também chamados de gametas femininos.
b) produz óvulos diariamente a fim de garantir a fecundação.
c) permite a implantação do embrião e condições para o seu desenvolvimento.
d) fornece um local apropriado para a fecundação.
e) tem a função de expelir o novo ser quando é o momento.

GABARITO: B.

2. Alguns órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são:
a) uretra, pênis e vesícula seminal.
b) próstata, pênis e tubas uterinas.
c) testículos, pênis e vesícula.
d) canais deferentes, esperma e epidídimo.
e) epidídimo, canais deferentes, sêmen.

GABARITO: A.

3. No sistema reprodutor masculino, a próstata é uma glândula localizada sob a bexiga que têm como função:
a) produzir os espermatozoides.
b) produzir a urina.
c) produzir o sêmen.
d) produzir o líquido prostático.
e) produzir o líquido seminal.

GABARITO: D.

4. O nome do hormônio responsável por estimular a produção do leite durante a amamentação é:
a) progesterona.
b) hipófise.
c) testosterona.
d) estrogênio.
e) prolactina.

GABARITO: E.

5. A _________ é o hormônio produzido pelos _________ sendo responsável pelo desenvolvimento das características sexuais _________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é
a) prolactina; canais deferentes; femininas.
b) adrenalina; epidídimos; femininas.
c) testosterona; testículos; masculinas.
d) progesterona; canais deferentes; masculinas.
e) hipófise; testículos; masculinas.

GABARITO: C.

6. Leia as sentenças abaixo:
I. O aparelho reprodutor feminino é o sistema responsável pela reprodução humana.
II. Os órgãos que compõem o sistema reprodutor feminino são: ovários, tubas uterinas, útero e vagina.
III. O clitóris é uma parte do órgão sexual feminino, juntamente com a vagina e o hímen.

Estão corretas as sentenças:
a) I e III.
b) II e III.
c) somente a II.
d) somente a III.
e) todas as opções estão corretas.

GABARITO: E.

7. As células reprodutoras masculinas, denominadas de espermatozoides, são armazenados:
a) nos epidídimos.
b) nos testículos.
c) nos canais deferentes.
d) no pênis.
e) na vesícula seminal.

GABARITO: A.

8. “Um órgão musculoso, oco e em formato de pera invertida, onde o embrião instala-se e desenvolve-se até a hora do nascimento.” Esse órgão é:
a) a uretra.
b) o útero.
c) a vagina.
d) a bexiga.
e) o ovário.

GABARITO: B.

9. Sobre o sistema genital masculino, assinale a alternativa INCORRETA:
a) o esperma ou o sêmen possui composto por espermatozoides.
b) nos homens, a uretra é um canal que serve ao sistema urinário e ao sistema reprodutor.
c) através do pênis são eliminados a urina e o sêmen.
d) o líquido seminal, produzido na vesícula seminal, ajuda a neutralizar a acidez da vagina e da urina durante a relação sexual.
e) a formação dos espermatozoides é denominado de gametogênese.

GABARITO: E.

10. No sistema reprodutor feminino, os ovários são responsáveis por produzir os hormônios
a) a progesterona e a prolactina.
b) o estrogênio e a testosterona.
c) a progesterona e o estrogênio.
d) a testosterona e a adrenalina.
e) a prolactina e a adrenalina.

GABARITO: C.

Questões e gabarito disponíveis em: Toda Matéria.
Acesso em 17 de novembro de 2022.

Roteiro de estudos elaborado pela Professora Drª. Nathalie Lousan.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

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