A falta de acesso a recursos, infraestrutura e até conhecimento por parte da população para cuidados que envolvam a própria menstruação é chamada de pobreza menstrual. Essa é uma realidade que atinge estudantes em idade escolar. Segundo estudos recentes da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), uma em cada quatro estudantes do Ensino Fundamental falta às aulas durante o período menstrual no Brasil por não ter dinheiro para comprar absorventes.

Neste vídeo, o Instituto Claro foi conhecer a iniciativa da Emef Desembargador Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz, que, além da distribuição de materiais de higiene, realiza campanhas de conscientização, palestras e orientações individuais sobre o assunto. Segundo a professora Adriana Bimbati, o papel dos educadores é fundamental no combate à falta de informações sobre a pobreza menstrual. “Eu acredito que uma das soluções primordiais para que os tabus sejam quebrados é o diálogo”, afirma. Na unidade, pelo menos 400 estudantes, do 5º ao 9º ano, participam das ações, incluindo os meninos.

Desde 2021, a Prefeitura de São Paulo sancionou uma lei (PL 388/2021) que garante o fornecimento de absorvente e outros itens de higiene para estudantes da rede municipal de ensino.

Veja mais:

Ressocialização transforma vida de meninas em conflito com a lei

Mulheres periféricas formam rede de apoio para resistir à desigualdade

Mulheres combatem o machismo com samba

Como pessoas trans podem retificar nome e gênero em documentos?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Aulas de reforço de matemática facilitam aprendizado com exemplos do cotidiano

Como implementar a monitoria aluno-aluno na escola?

“Lojinha” na escola ensina conceitos de economia a partir do cotidiano dos alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.