Confira o vídeo com audiodescrição

BM Comunicação

Usar o samba como instrumento contra o machismo e para a conscientização de mulheres vítimas de violência. Este é o objetivo principal das Amigas do Samba, conjunto musical composto somente por mulheres cujo repertório inclui músicas de compositoras que abordam o universo feminino e também composições próprias, sempre com a temática do empoderamento feminino.

“O grupo surgiu de um movimento chamado Amigos do samba.com. Só que, naquela época, não tinham as instrumentistas. Quando juntamos todas as integrantes, aí apareceu a ideia de se preocupar com o índice de violência contra as mulheres”, conta a produtora do grupo, Cristina Pinto, a Cris do Samba.

Atualmente, o grupo é composto por 12 integrantes, entre musicistas profissionais e amadoras. A inspiração vem de canções de compositoras antigas que muitas vezes foram invisibilizadas no universo marcadamente masculino desse estilo musical.

“Desde que eu conheci as Amigas do Samba, conheci o repertório e vi que era uma frente de luta. Me ganhou imediatamente”, afirma a arte educadora Mariana Mattar, que toca cavaquinho e surdo no grupo.

Dentre as composições próprias estão uma versão em homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018, e uma canção original que fala sobre a vida de Maria da Penha.

Confira o vídeo com audiodescrição:

https://youtu.be/HYIUpCl6htI

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.