Entra semestre, sai semestre e a depressão continua figurando na lista de doenças que mais afastam os professores da sala de aula. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (Seeduc), somente em 2014 foram 1.944 docentes com licença médica por conta de episódios depressivos.

Em São Paulo, o estudo “A Saúde do Professor da Rede Estadual de Ensino”, realizado em 2010 pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), apontou que 57% dos afastamentos eram motivados pela doença. “A depressão não tem uma causa unilateral. Existem pré-disposições genéticas, fatores biológicos, questões relacionadas ao funcionamento de neurotransmissores e, por fim, fatores ambientais, que influenciam no seu aparecimento”, descreve o médico psiquiatra da Clínica Sintropia, Douglas Motta Calderoni.

Mas, afinal, por que a incidência da doença entre professores de escolas públicas é tão alta? Algumas hipóteses ajudam a explicar o fenômeno, como baixa autoestima relacionada à falta de reconhecimento social e econômico da profissão. Somam-se a isso as más condições de trabalho e a exposição a situações de violência, que geram medo.

“Há ainda a sobrecarga de trabalho e as exigências burocráticas, que fazem com que o professor esteja sempre sob pressão. Isso tudo mina a sua perspectiva de atuar para mudar a sociedade, afeta o valor do seu trabalho e causa desesperança”, reforça a psicanalista e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Walter José Martins Migliorini.

Veja também:
Professor é chave para melhorar educação, aponta relatório da Unesco
Cumprimento da lei do piso dos professores é principal reivindicação nas greves

Mal silencioso
Alguns sintomas sinalizam que a depressão está por perto, como alterações no sono. “A pessoa passa a dormir demais ou a ter insônia, acordando no meio da noite angustiada”, descreve o psiquiatra. O paciente deprimido também deixa de sentir prazer nas atividades que exerce, apresenta um pensamento repetidamente negativo, pode manifestar choro sem fatores desencadeantes, pouca energia e sensação constante de culpa.
“O tratamento é medicamentoso, mas também se faz necessária a psicoterapia, que ajuda o paciente a refletir sobre as relações pessoais, profissionais e a resgatar a autoestima”, completa o médico. Para Migliorini, tão importante quanto a terapia são as melhorias das condições de trabalhos das políticas educacionais. “Isso aliviaria os fatores ambientais que podem colaborar com a depressão”, explica.

Calderoni ainda atenta para o fato do professor deprimido procurar ajuda especializada apenas quando a saúde está comprometida. “Os professores chegam ao serviço apresentando um alto grau de sofrimento. O ideal é procurar ajuda assim que os sintomas começarem a se manifestar”, completa.

Veja também:
Lesões por esforço repetitivo afetam produtividade de professores
Problemas de voz fazem parte da rotina do professor

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Como ensinar ginástica na educação física escolar?

Professoras indicam 8 possibilidades para desenvolver com alunos do ensino fundamental

11 formas de acolher o aluno com síndrome de Tourette

Ambiente inclusivo evita que estudantes sofram com bullying e dificuldades de aprendizagem

16 jogos de mão para apresentar às crianças na escola

Educadora indica brincadeiras para trabalhar rimas e musicalidade com os alunos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.