Estética, arte, ilustração, beleza e forma. Quando se pensa em design, são as palavras que geralmente chegam à mente das pessoas. No entanto, a concepção de design é maior que apenas o foco no instrumental e na técnica, está relacionada a uma forma de pensar – um conceito chamado de design thinking. Recentemente, a concepção também está sendo usada para melhorar processos educativos. “Traz uma abordagem de como criar uma maneira que valoriza a educação inovadora, pensamento que muitas pessoas já têm”, destaca a diretora do Instituto Educadigital, Priscila Gonsales.

Veja também
Livro de orientações desenvolve as etapas do design thinking
Caderno de atividades de design thinking, baixe aqui
Caderno de atividades de design thinking com exemplos, baixe aqui

Três pilares definem mais assertivamente o que é o design thinking, de acordo com um dos autores do livro Design Thinking Brasil e fundador da Escola de Inovação em Serviços (Eise Lab), Tennyson Pinheiro. Empatia ou identificação, abordagem colaborativa e curiosidade aguçada. “Design thinking não é ferramenta, como Photoshop, e nem processo. É uma forma de abordar problemas, uma atitude experimentadora e colaborativa. O pensamento é maior do que o processo, é a cultura de projetar com o ser humano no centro”, explica.
Etapas do design thinking orienta a fazer entrevistas e observações participativas (Crédito: reprodução)

O Instituto Educadigital, tem utilizado o design thinking em suas atividades de formação com educadores e gestores desde 2010. Priscila foi a responsável por remixar o material sobre o assunto criado pela Ideo, uma empresa estadunidense que tem disseminado o conceito como inovação (acesse a versão em português do material aqui). “Descobri que tem tudo a ver com educação. Trabalhar com processo dialógico, experiências colaborativas, com um objetivo de melhor atender público, que pode ser o aluno dentro da sala de aula, ou mesmo um corpo docente em algum tipo de formação”, comenta ela.

Priscila alertou que a abordagem estimula o educador a pensar em processos que obtenha mais atenção e envolvimento dos alunos, independente da disciplina a ser ministrada. Um roteiro instigante com a temática bioma [conjunto de diferentes ecossistemas], por exemplo, poderia ser: formar grupos com os alunos; pedir para cada um elencar o que sabem e o que gostariam de saber sobre bioma; estimular a pesquisa: analisar sites e conversar com pessoas que vivem em diferente biomas; alertar para o fato de a mata atlântica estar devastada; e pensar o que poderia fazer para denunciar. “Mas isso é uma dentre tantas possibilidades. O professor já faz a ponte com o conteúdo que ele quer dar, mas com criatividade. Todos somos criativos, mas precisamos praticar. Não basta só reproduzir o livro.”

Para Tennyson, trazer o design thinking para a educação significa partir para um ponto de vista mais humanístico de ensino. “Olhar e construir modelos educacionais a partir do ponto de vista de quem usa e vivencia esse modelo, que são as crianças e jovens. Fazer o contrário do que acontece no clipe daquela música do Pink Floyd, “Another Brick in the Wall”, que os alunos saem todos sem expressão, com o mesmo rosto. A escola não pode ser contra a criatividade dos alunos. Ela pode criar mentes brilhantes, é o que nós precisamos”, ressalta ele.

“Muitas coisas que design thinking aponta não são novas. Paulo Freire, [o pensador russo Lev Semenovitch] Vygotsky, e outros já traziam, mas agora ganha mais evidência por conta da internet, já que todo mundo pode ser consumidor e transmissor de informação”, diz a responsável pelo Educadigital. “Muitos educadores já pensam na colaboração. Às vezes já fazem sem saber que fazem. Práticas mais motivadoras, mais lúdicas, aluno com a mão na massa, colaborando com o grupo, e criando coisas novas”, completa.

Leia também:
O que são startups educacionais?
A Revolução Francesa e o uso das charges em sala de aula
Plano de aula: Eu vou te contar uma história

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Veja 23 dicas para criar um clube de ciências na escola pública

Definir um coordenador das atividades e listar os materiais necessários auxiliam no planejamento

Saiba como trabalhar o repertório de Maria Bethânia na educação básica

Professoras usam a obra da cantora para ensinar história, filosofia e literatura

Filmes e globalização: “O diabo veste Prada” e mais 8 obras para abordar em aula

Produções mostram as consequências econômicas e sociais da integração mundial

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.