A pandemia e o fechamento das escolas no Brasil e no mundo levantou o debate sobre a questão da manutenção da educação em um momento no qual os alunos não podem sair da escola.
Para traçar um panorama sobre a atual conjuntura, o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) lançou a publicação online “Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19”.
Disponibilizado gratuitamente, o e-book foi organizado pelos professores Nelson De Luca Pretto, Maria Helena Silveira Bonilla e Ivânia Paula Freitas de Souza Sena.
Entre os temas abordados, o grupo retoma as discussões sobre homeschooling, educação a distância (EaD) e as desigualdades sociais e de acesso à internet entre os alunos das diferentes redes públicas do país. Atualmente, o país possui mais de 38,7 milhões de matrículas nas redes municipais, estaduais e federais.
O documento aponta a fome como um fator invisível que prejudica a aprendizagem das crianças e adolescentes de famílias de baixa renda, que enfrentam desafios como não conseguir acessar o auxílio econômico do governo, do valor ser insuficiente, da necessidade de trabalhar e se expor ao risco, de não possui trabalhos formais e da falta da merenda escolar para manter a segurança alimentar dos seus filhos e netos.
O grupo ainda destaca a preocupação com o uso da educação a distância e do homeschooling, em um momento em que cortes de investimento na educação prejudicam políticas já estabelecidas.
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Crédito da imagem: reprodução “Educação em tempos de pandemia: reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19”.