Apenas transpor as práticas do ensino presencial para a educação a distância (EaD) pode não ser eficiente quando se tenta conquistar uma aprendizagem mais efetiva e significativa. Contra o problema, é necessário entender as especificidades dos ambientes virtuais e suas possibilidades pedagógicas.
Esses são os objetivos das seis obras selecionadas a seguir. Em comum, elas discutem teorias e práticas da EaD, oferecendo recomendações educacionais que valorizam habilidades cognitivas, afetivas e sociais. Orientam sobre como melhor preparar conteúdos, atividades e materiais didáticos para ambientes virtuais, além de refletir sobre o exercício da docência e as avaliações que podem ser praticadas no ensino remoto.
Recomendação pedagógica em educação a distância
Patricia Alejandra Behar (org.), Editora Penso, 2019.
Professora da pós-graduação em educação e informática na educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a autora apresenta recomendações pedagógicas a partir de aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Estes devem ser considerados para que os objetivos de ensino sejam alcançados na EaD. O livro aborda, ainda, a escrita coletiva em ambiente digital, conceitos e tendências relacionadas a essa área.
Como preparar conteúdos para EaD
Andrea Filatro, Saraiva Uni, 2018 (E-book)
O livro apresenta o processo de preparação de conteúdos EaD em etapas: começando por entender os alunos, o contexto institucional e as necessidades de aprendizagem. Também são destacadas as ações de planejar, elaborar e validar os diversos tipos de conteúdos e atividades de aprendizagem.
A produção do material didático para EaD
Dalvaci Bento, Cengage Learning, 2017
O livro discute a construção de materiais impressos e digitais e a aplicação de estratégias pedagógicas e tecnológicas em materiais didáticos. Aborda a escrita dialógica na produção de materiais EaD e estratégias pedagógicas que podem ser usadas.
Tutores em EaD: teorias e práticas
Eduardo S. Junqueira, Editora Dummar, 2018.
Um estudo que aborda a educação a distância na perspectiva da história da educação. Fala sobre as teorias gerais do campo da EaD e suas práticas institucionais, com análise das possibilidades de formação e atuação profissionais nesse segmento, no ensino e no mercado, principalmente considerando o papel da tutoria. Aborda também a experiência do ensino por meio da internet, contemplando as etapas desse processo, desde a produção de materiais didáticos até as condições de avaliação.
Educação a distância: elementos para pensar o ensino-aprendizagem contemporâneo
Daniel Mill e Cristiano Maciel (org), EdUFMT, 2012
Os textos reunidos nesta coletânea refletem o processo de ensino-aprendizagem na EaD e a herança da educação presencial nas práticas pedagógicas pensadas para ambientes virtuais: “assimiladas, muitas vezes, de forma acrítica”, segundo o livro.
Teorias de aprendizagem na Ead: abrindo a caixa de pandora
Adriene Sttéfane, Silvana Malusá e Adriana dos Santos , 2017
Os desafios apresentados na modalidade EaD podem ser uma oportunidade de aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos paradigmas. Esse é o princípio do livro e o objetivo das autoras, que buscam fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nessa modalidade.
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