A Educação a Distancia (EaD) é o tema do terceiro guia online da Campanha Nacional pelo Direito à Educação durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O material explica o que é a modalidade, suas bases legais para implantação no país e os desafios ligados à realidade socioeconômica da escola pública e de sua comunidade.

Entre os tópicos abordados, estão as distinções da EaD em relação à “educação domiciliar” (homeschooling); seu panorama em cada um dos estados do país, esclarecendo decretos e pareceres; e o posicionamento de entidades da educação pública, de órgãos de controle (ministérios públicos e os tribunais de contas),  de organismos multilaterais internacionais – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) –, e de participação social, como fóruns e redes de professores.

“O objetivo é, mais uma vez, oferecer subsídios para que cidadãos ligados à educação possam, de maneira colaborativa, agir, cobrar, e trabalhar pela proteção do direito à educação de todas e todos nesta situação de emergência”, justifica a entidade no guia.

Além desse documento, a Campanha lançou anteriormente dois outros manuais: “Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Comunidade escolar, família e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente” (confira também a versão acessível) e “Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Tomadores de decisão do poder público em todas as esferas federativas” (versão acessível).

Veja mais:
Dicas para o professor da rede pública ajudam a preparar aulas EaD
Coronavírus: manual do Unicef recomenda leitura e ferramentas EaD para manter trabalho com alunos em casa

Crédito da imagem:  reprodução Guia “Covid-19 Educação a Distância”

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