O projeto “1000 Futuros Cientistas” é uma iniciativa do departamento de química, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que tinha como objetivo receber alunos da educação básica das redes públicas na faculdade. Lá, eles eram ensinados sobre as medidas de segurança realizadas nos laboratórios, sobre como fazer experimentos simples, higienizar e guardar corretamente os materiais usados e, ainda, como funciona o ingresso no ensino superior.
Com o isolamento social decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o projeto migrou suas ações para o Instagram, para continuar atingindo os jovens de escolas estaduais e municipais que estão nas suas casas. Assim, graduandos da licenciatura de química elaboram vídeos didáticos, usando materiais simples, e que podem ser realizados na própria residência com tranquilidade. A divulgação do material é realizada no perfil @1000futuroscientistas.
Segundo os organizadores, o objetivo é criar atividades remotas relevantes ao aprendizado dos alunos e mostrar que a química pode ser divertida e acessível a todas as pessoas.
Veja mais:
Fotos postadas no Instagram são ferramentas para o ensino de fenômenos ópticos no ensino médio
Experimentos simples ajudam a explicar microbiologia sem laboratório
Criação de carpoteca física ou virtual facilita aprendizagem sobre plantas
Criar um herbário escolar aproxima o ensino de botânica da realidade dos alunos
Crédito da imagem: reprodução TV UFMG