A filosofia é a busca pelo entendimento profundo do mundo e da existência. Seu ensino na infância é fundamental para o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo, do raciocínio, da capacidade de argumentação e de formulação de ideias autônomas.
Dessa forma, contribui para a formação de indivíduos conscientes, criativos, capazes de enfrentar desafios, que estejam abertos ao novo e à experiência vivida por outras pessoas.
Além disso, ensinar filosofia para crianças é ajudá-las a confrontar ideias, questionar certezas e a não serem conformistas diante dos fatos.
O processo, porém, exige transformar a sala de aula em um espaço de investigação, apresentando histórias que tragam problemas do cotidiano e que convidem as crianças a participarem da sua resolução. Tudo isso apoiado na tradição de diferentes pensamentos filosóficos.
Confira abaixo os cinco livros que listamos para debater o tema do ensino de filosofia na infância e ajudar o professor a compreender melhor as diferentes formas de abordar esse processo.
Filosofia para crianças
Walter Omar Kohan, Lamparina, 2008
A obra explora os principais obstáculos enfrentados pela implementação da filosofia com crianças no contexto educacional brasileiro, focando principalmente os aspectos teórico-metodológicos e político-institucionais. Os desafios teóricos surgem da necessidade de abordar questões como: “Por que introduzir a filosofia?”, “O que constitui a filosofia?” e “Qual é a finalidade da filosofia para crianças?”.
Os desafios metodológicos buscam examinar questões como “O que caracteriza um educador eficaz?”, “Qual é o significado da aprendizagem?” e “Como promover o ensino da filosofia?”.
Já os desafios político-institucionais levantam questões como: “Qual é o papel da filosofia para crianças no sistema educacional brasileiro?” e “Quais estratégias são mais apropriadas?”.
A filosofia vai à escola? Contribuição para a crítica do programa de filosofia para crianças
Matthew Lipman, Autores Associados, 2001
O autor desenvolveu um programa de filosofia para crianças e busca responder neste livro a questões como os objetivos desse projeto, em quais paradigmas educacionais ele se baseia, metodologia empregadas para alcançá-lo e o papel do professor nele.
Filosofia na sala de aula
Matthew Lipman, Nova Alexandria, 2014
O livro reflete sobre como ensinar filosofia para alunos de ensinos fundamental e médio, permitindo às crianças se aproximarem de temas permanentes da filosofia, como as noções de verdade, de beleza, de justiça, de moral etc.
Além disso, possibilita que os próprios alunos realizem reflexões autônomas a partir de um modelo de ensino baseado em investigação.
Filosofia no ensino fundamental
Karen Franklin da Silva, Intersaberes, 2016
A obra procura discutir qual filosofia, linguagem e pensamento crítico podem ser desenvolvidos com crianças no ensino fundamental. Além disso, explora a relação entre pensamento criativo e pensamento crítico e como aplicar ambos em sala de aula. Para completar, lista sugestões de pesquisa e indicações de exercícios de avaliação nesta etapa de ensino.
Filosofia na educação infantil: fundamentos, métodos e propostas
José Auri Cunha, Alínea, 2005
O livro debate as bases que consolidam as experiências de ensino de filosofia com crianças.
Os temas e habilidades filosóficas são trabalhados visando desenvolver uma educação para o pensar crítico desde as primeiras experiências escolares dos alunos, ajudando-os a desenvolverem uma consciência de si e do mundo em seu entorno.
Para isso, propõem dinâmicas de conversação filosófica tendo como pano de fundo questões do cotidiano.
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