Em 16 de novembro é comemorado o aniversário de 100 anos de nascimento do escritor português José Saramago (1922-2010), até hoje, o único ganhador do prêmio Nobel de Literatura em língua portuguesa. Seus livros e contos são cobrados em vestibulares e podem ser trabalhadas na escola de diversas formas.

Saramago era detentor de um estilo de escrita que brincava com as regras de pontuação. Críticas sociais e um olhar político e humanitário deram o tom de suas obras. “Memorial do Convento” (1982), “O evangelho segundo Jesus Cristo” (1991) e “Ensaio sobre a cegueira” (1995) foram alguns de seus títulos que se tornaram best-sellers mundiais.

No ambiente escolar, alunos de todas as etapas de ensino da educação básica podem se beneficiar do contato com sua literatura, que pode extrapolar as aulas de língua portuguesa e também contribuir com conteúdos de disciplinas como história, geografia e sociologia. O mesmo vale para a discussão de temas contemporâneos, como as fake news.

A seguir, separamos cinco links para inspirar o professor na hora de apresentar esse renomado escritor aos estudantes de todas as idades. Confira!

Reportagem – Obras de José Saramago podem ser utilizadas no ensino fundamental e médio

Mestranda em literatura comparada da Universidade Federal do Ceará (UFC), Janyele Gadelha explica que os livros de Saramago com temas como meio ambiente e democracia podem pautar projetos de geografia e história. É o caso do conto ‘A maior flor do mundo’, que aborda a preservação ambiental. Já no ensino médio, ‘Ensaio sobre a lucidez’ possibilita debater o voto.

Podcast – ‘O conto da ilha desconhecida’ é metáfora para sonho realizado

Um dos principais textos de Saramago para o público infantojuvenil narra um homem que pede um barco ao rei para viajar à ilha desconhecida. Para a professora de Teoria Literária e de Literatura Brasileira e Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Vera Bastazin, a ilha representa um grande sonho. “A importância, talvez, não seja tanto encontrá-la, mas lutar pela busca dela”, avalia. Neste podcast, confira uma análise da obra.

Podcast – “História do Cerco de Lisboa” mistura fato histórico à ficção

Romance histórico pedido em vestibulares, este livro pode ajudar a discutir temas como fake news. Ele narra a história do humilde revisor de texto Raimundo Benvindo Silva que, ao trabalhar em uma obra sobre o Cerco de Lisboa (ocorrido em 1147), comete propositalmente um erro. Assim, Raimundo altera o fato histórico que revela o apoio dos cruzados aos portugueses.

Plano de aula – “Ensaio Sobre a Cegueira” e “O Bicho”

Voltado aos alunos do ensino médio, ajuda a compreender a obra “Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago” como uma alegoria representativa da animalização que pode atingir o homem moderno.

A falta de racionalismo do homem contemporâneo, a barbárie e miséria presentes no livro são comparadas com o poema ‘O Bicho’, do poeta brasileiro Manuel Bandeira.

Relato de prática pedagógica – Leitura de O conto da ilha desconhecida para o público infantil

A educadora Rosiany da Silva Lisboa narra um trabalho realizado com o texto infantojuvenil de Saramago junto aos alunos de 5o ano de uma escola pública em São José dos Pinhais (PR). “Quis evidenciar que, quando a Literatura se propõe aos reais objetivos literários, ela encanta e é compreendida pelo público leitor, seja de que faixa etária for”, justifica.

Veja mais:

21 escritores de língua portuguesa para apresentar aos alunos

12 podcasts para entender as obras do vestibular Unicamp 2020

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 22 horas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 2 dias
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 4 semanas
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.