A inquietação de levar para a sala de aula aquilo que se aprende, descobre ou reorganiza com a Literatura, faz um professor ousar no ensino que se propõe realizar com crianças, desde a escolha do que se vai ler ou contar a este grupo tão ou quão exigente, o que lhe permite instalar o novo em sua prática docente.

A minha proposta foi realizar um trabalho literário com alunos de 5º ano, com o livro O Conto da Ilha Desconhecida, de José Saramago, o aclamado escritor português, que escreve, na maioria de suas obras, para o público adulto. Utilizar-se de um texto que, em primeiro momento é para este público, com o público infantil, por querer buscar superações para o trabalho com a Literatura–Arte, é um grande desafio. Foi o que fiz. Quis evidenciar que: quando a Literatura se propõe aos reais objetivos literários, ela encanta e é compreendida pelo público leitor, seja de que faixa etária for. Iniciei meu trabalho contando a história para os alunos, pois o título da obra já nos remete à ideia da contação de histórias, vivenciada na Tradição Oral ( nesta época, os contos eram contados). Mostrei o livro a eles, conversei sobre o formato, as ilustrações, para que entendessem que era um livro-convite, pois Saramago o escreveu como um convite ao povo brasileiro.

Na continuidade, realizei o projeto literário, com atividades que me ajudassem em minha trajetória com o grupo. Minha intenção foi a de construir nos alunos a relação entre a Literatura com o trabalho pedagógico, de forma mais ampla e viva, de tal maneira a contagiá-los pelo interesse e por que não, paixão pelos livros. Desta forma, foi possível desenvolver com eles, trabalhos que os despertaram para a curiosidade, o desejo e a cumplicidade de um verdadeiro leitor, desde pequenos.Dentre as descobertas realizadas pelo grupo, destacam-se: conhecer um pouco sobre o livro e sua história, embarcar na fantasia proposta pelo texto; observação sobre o fato de os personagens não terem nomes, serem reconhecidos pelo que faziam (função social); intimidade e final feliz dos personagens, como nos contos de fadas; a simbologia das palavras; a pragmática das portas carregada de significados; a intertextualidade entre as obras, ao relacionarem com outras leituras ou conhecimentos já internalizados, a (vero) e inverossimilhança do texto, entre tantos outros.Este trabalho enobreceu minha vida e transformou a vida dos meus alunos.

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