O projeto “Legado da Memória Postal” disponibilizou online documentos e cartas do período de 1818 a 1840 da administração pública. Os materiais fazem referência ao final do período colonial e aos primeiros quarenta anos do Império. A iniciativa foi financiada pelo Funcultura (PE) e é liderada pelo Coordenador do Grupo de Pesquisa Imago e Humanidades Digitais, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o professor Diego Salcedo. Eles podem ser acessados no site do Grupo de Pesquisa.
Os documentos digitalizados integram o Fundo do Correio Geral, do Arquivo Público. No período da emissão dos registros, o Rio de Janeiro era a sede da Administração Geral dos Correios. Por meio do órgão, o Império se comunicava com o restante do território brasileiro sobre assuntos como compra e venda de escravos, envio de tropas e suprimentos, negociação de terras e ordens eclesiásticas.
Foram analisadas e digitalizadas 314 cartas manuscritas de um primeiro volume do Arquivo Geral, de um total de oito. O projeto utilizou dois softwares interligados, de código aberto, que servem para a gestão e descrição de documentos.
Com Diário de Pernambuco
Atualizada em 1/10/2019 às 17h29.
Veja mais:
Plano de aula – Como Inserir os Documentos Históricos em Pesquisas
Como os objetos podem ensinar sobre contextos históricos?
E-book mostra como pesquisar documentos históricos no acervo virtual do Museu da Imigração