A história oral é um método de pesquisa que propõe entrevistas para registrar experiências de vida. Sua aplicação em atividades da disciplina de história durante a educação básica convida o aluno a entender o processo de produção do conhecimento científico, o uso e a importância de fontes históricas e ainda o coloca como protagonista do processo de aprendizagem. Para completar, também ensina os estudantes a valorizarem a memória e o conhecimento construído e compartilhado coletivamente.
A seguir, separamos seis links que orientam os professores de história sobre como introduzir essa prática nas suas aulas, além de seus benefícios ao ensino.
Artigo – A história oral: experiências para o ensino de história (2016)
As autoras Ana Viviane Lucena Vieira e Juliana do Nascimento Farias relatam a associação da história oral com o sentimento de saudade em uma atividade com graduandos do curso de história. “O professor está contribuindo para que seus educandos possam lidar com categorias como memória, o seu ambiente e o de outros sujeitos, confrontando com outras realidades diferentes e com a produção de identidades e de diversos conhecimentos históricos”, explicam.
Vídeo – Conferência “História oral e o ensino de história” (Associação Brasileira de História Oral, 2020)
XV Encontro Nacional de História Oral trouxe uma conferência sobre a metodologia e o ensino de história ministrada pela docente Marieta de Moraes Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo ela, a história oral é um bom instrumento para pensar com os alunos os usos das fontes históricas. “Ela é ferramenta para desenvolver atividades de pesquisa na educação básica com estudantes como protagonistas. Também estimula o aprendizado com procedimentos de pesquisa e aproxima os alunos do método de investigação e de como se produz conhecimento histórico”, completa.
Vídeo – Fundamentos e práticas no ensino de história – história oral e cotidiano no ensino de história (Univesp, 2020)
A professora Claudete de Souza Nogueira fala sobre o uso da história oral para aproximar o aluno e sua realidade da escola. “A história mais próxima do aluno é a local. Assim, há possibilidades de desenvolver atividades vinculadas à vida cotidiana dele”, assinala.
Vídeo – História oral e o ensino de história (UFRN, 2020)
O Grupo de Estudos e Pesquisa em História, Educação e Diversidade (GEPHED), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), trouxe uma aula sobre essa prática no ensino de história. Este vídeo, o último de quatro encontros gravados, enfoca formas de aproximar os estudantes de diferentes tipos de fontes e de como trabalhar a oralidade com elas.
Vídeo – História oral e ensino de história: construção de sentidos na diferença (USP, 2020)
O Núcleo de Estudos em História Oral da Universidade de São Paulo (USP) trouxe uma mesa redonda que abordou esse segmento por olhares diversos. A professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) Renata Lourenço falou sobre as possibilidades da história oral no ensino da história indígena. Maria Aparecida Lima dos Santos (UEMS) palestrou sobre os sentidos que docentes atribuem à função da escrita no ensino. Marcus Bomfim, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), destacou as entrevistas como recurso metodológico. Por fim, Suzana Lopes Salgado Ribeiro da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul discutiu as percepções de professores sobre práticas educativas.
Artigo – A história oral como prática no ensino de história (2009)
Os autores Felipe Nóbrega e Lisiane Soldera trabalham a história oral para ouvir os alunos da sétima série do ensino fundamental do Centro de Atenção Integral a Criança (CAIC), escola municipal inserida dentro do complexo da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Os estudantes foram ouvidos sobre o significado da universidade para eles e para a comunidade do entorno da escola. Eles atuam como “alunos-historiadores”, estabelecendo a oralidade como forma de pesquisa e registro do conhecimento.
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