Conteúdos

Etnia.

Preconceito.

Racismo.

Estereótipos.

Documentos Históricos.

Objetivos

• Refletir sobre os conceitos de “raça”/etnia, preconceito, racismo, estereótipos.

• Desmistificar a ideia da existência da democracia racial.

• Buscar maior entendimento acerca do trabalho com documentos históricos.

1ª Etapa: Apresentação

“Sem fontes históricas não é possível fazer História. Sem fontes históricas também não é possível ensinar História, se pretendemos efetuar um ensino ativo, inteligível e capaz de desenvolver capacidades  e competências. Embora não seja uma novidade, o ensino de História pela utilização de documentos ainda, por vezes, se processa de forma inadequada devido a dificuldades experimentadas pelos professores no comentário de textos e documentos…” (SCHIMIDT, M. Auxiliadora e CAINELLI, Marlene, pag. 1606)

Acesse os documentos sugeridos:

1º – Lei do Ventre Livre

2º – Lei Áurea

2ª Etapa: Leitura

Oriente os seus alunos a fazer a leitura dos documentos acima, tendo como guia o seguinte roteiro:

– identifique as palavras cujo significado pareça difícil ou  seja desconhecido;

– pesquise o significado das palavras-chave ou daquelas que você considera importantes;

– elabore um resumo das ideias essenciais (para cada texto).

3ª Etapa: Análise do documento

Levante com o grupo os dados fundamentais a partir das questões:

– Quando: Qual a situação do momento apresentado no(s) texto(s)?

– Onde: Qual é o espaço? É o mesmo para os dois textos?

– Quem: Quem é o autor? É o mesmo para os dois textos?

– Qual a natureza do Texto: Jurídico, público, literário, político, científico, publicitário etc.

4ª Etapa: Formando opinião sobre o documento

Solicite aos alunos que, por meio de um quadro comparativo:

– estabeleçam relações/conexões entre o conteúdo do texto e seus conhecimentos históricos; observe cuidadosamente os interesses e objetivos. Organize sua opinião em partes: para as ideias apresentadas no texto e as suas próprias opiniões.

Oriente-os para que:
– não se deixem cair em armadilhas de opiniões sem fundamentos ou sem relação com as ideias apresentadas nos textos.

5ª Etapa: Socialização

Convide os alunos a apresentar oralmente as suas comparações. Destaque a importância dos dados fundamentais (levantados na 3ª etapa) para melhor entendimento do processo histórico.

Materiais Relacionados

– HERNANDEZ, Leila M.G.L. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2005. (Você pode encontrar parte desta obra aqui)

– SOUZA, Marina de Mello. África e Brasil Africano. Ática. 2009.

– FONSECA, E. F e ANDRADE, R. M. Aprovados!. Selo Negro, 2001. (Você pode encontrar parte desta obra aqui)

– SCHIMIDT, M. Auxiliadora e CAINELLI, Marlene. Ensinar História. Scipione. 2006.

Arquivos anexados

  1. Como Inserir os Documentos Históricos em Pesquisas
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.