A BBC News Brasil disponibilizou online a versão brasileira de sua iniciativa de Leitura Crítica de Notícias ou Alfabetização em Mídia (‘media literacy’, em inglês). Ela é voltada a jovens de 14 a 19 anos e visa mostrar como funciona o processo jornalístico e as formas de se proteger de fake news online.
O conteúdo criado para os educadores usarem em sala de aula é dividido em dois módulos. Cada parte contém dois vídeos de aproximadamente dez minutos cada e duas propostas de atividades. Além disso, a entidade também oferece slides de apoio para debates com os alunos.
“O primeiro módulo fala basicamente sobre como funciona o jornalismo e as habilidades de leitura de uma notícia. O segundo define o impacto potencial de uma notícia falsa ou manipulada”, explicou a repórter da BBC, Paula Adamo Idoeta, durante a apresentação da iniciativa no Seminário Beyond Fake News – Em Busca de Soluções, ocorrido em 12 de março de 2019.
A ação é inspirada em um projeto da BBC com mais de duas mil escolas britânicas. Ela foi desenvolvida com orientação pedagógica e aplicada com alunos do ensino médio da Escola Estadual Martim Francisco, em São Paulo (SP).
“Muitos jovens, durante a atividade, afirmaram que não sabiam como funcionava o processo de notícia. Além disso, eles relataram que diversas das fake news que usamos como exemplos chegaram até suas famílias”, acrescentou a jornalista Silvia Salek.
Com BBC News Brasil
Veja mais:
Ensinar jovem a debater políticas públicas ajuda no combate às fake news
A hora e a vez da educação midiática?
Atividades em que professor e aluno identificam fake news juntos são eficientes, diz pesquisadora
Pós-verdade: quais caminhos pedagógicos estimulam o pensamento crítico do aluno?
Crédito da imagem: reprodução site BBC News Brasil