A arte é importante para o desenvolvimento infantojuvenil, porque estimula habilidades como criatividade, comunicação, senso crítico e a exploração sensorial. Para completar, as diferentes expressões de teatro, música, dança, fotografia, cinema e artes plásticas podem ajudar estudantes de todas as idades a entenderem contextos sociais, políticos e culturais da realidade ao redor.

Para que o professor possa aprofundar seus conhecimentos sobre a relação entre artes e educação, separamos 9 livros que refletem sobre teorias e práticas nesse campo de conhecimento. Em comum, podem ajudar docentes de todas as etapas a promoverem uma aprendizagem ainda mais instigante e significativa, seja essa em ambientes formais ou informais de ensino.

A arte tecendo fios para uma educação sensível

Euzania Andrade, Editora Alínea, 2020
Professores e educadores são apresentados a propostas pedagógicas sobre a importância da arte e da expressão durante o desenvolvimento infantojuvenil. O foco é analisar e debater formas de trazer as artes visuais para a classe, estimulando habilidades como criatividade, imaginação e senso crítico. Com isso, ajudam as crianças a refletir, tomar decisões e agir.

Arte e estética na educação: pesquisa e processos

Carla Carvalho e Marco Aurélio Cruz da Souza , Editora Appris, 2020
Como a arte pode contribuir com a educação em espaços formais e informais? Esse é o tema do livro, que ainda se debruça sobre as possibilidades da mediação cultura do ensino das artes não apenas em espaços formais de educação, como a escola, mas também em bibliotecas públicas, museus, redes sociais, espetáculos, centros culturais, galerias, entre outros.

Arte na educação básica – experiências, processos, praticas contemporâneas

Daniel Santos Costa, Tiago Samuel Bassani, Paco Editorial, 2019
As experiências de arte-educadores no cotidiano das escolas são relatadas no livro, em reflexões que abrangem manifestações como dança, teatro, artes visuais, cinema e música. Enfoca-se um processo de ensino-criação a partir das experiências concretas relatadas nas pesquisas.

Arte e criatividade em Reggio Emilia. Explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância

Vea Vecchi, Phorte, 2017
O ateliê é um espaço no qual o educador com formação e experiência em artes (atelierista) possibilita que seus alunos vivenciem experiências singulares. Para isso, a autora conta a história do ateliê e a evolução do papel do atelierista, examinando a contribuição da expressão e da criatividade na infância.

Arte/Educação modernista e pós-modernista: fluxos na sala de aula

Rosa Iavelberg, Penso, 2017
O livro traça o panorama histórico da arte na educação escolar e sua importância no desenvolvimento integral dos alunos. A professora e arte educadora com mais de 40 anos de experiência Rosa Iavelberg reflete sobre o que teorias modernas têm a dizer aos demais educadores nos dias atuais.

A educação pela arte

Herbert Read, Martins Fontes, 2013
O livro parte de uma tese de Platão de que a arte deve servir como base para toda a forma de educação. Para isso, o autor propõe pensar a relação entre arte e educação de modo a abranger diferentes formas de expressão: literária, musical, visual, entre outras. Com isso, destaca a importância dos sentidos, que também influenciam consciência, inteligência e raciocínio dos seres humanos em sua formação.

Arte na educação escolar

Maria Heloisa C. De T. Ferraz e Maria F. De Rezende e Fusari, Cortez, 2009
As autoras convidam os educadores a refletirem sobre sua teoria e prática, afim de organizar o conhecimento estético e artístico dos estudantes. Para isso, discutem o ensino desse campo como estudos da linguagem, da teoria e da história da arte.

Arte e educação: há um lugar para a arte no ensino médio?

Consuelo Schlichta, Editora Aymara, 2009
O tempo e o espaço dedicados à arte estão cada vez mais restritos no ensino médio, ainda que sua relevância na formação dos sentidos humanos seja comprovada. A autora debate o educador desse campo do conhecimento não somente agarrado à prática, mas como um mediador capaz de inovar sobre o quê ensinar, como e por quê.

Arte-Educação para professores: teorias e práticas na visitação escolar

Nereide Schilaro Sant Rosa e Neusa Schilaro Scaléa, Edições Pinakotheke, 2006
O livro orienta o professor sobre como ser um mediador potente na visitação dos alunos a espaços expositivos de arte. São locais que oportunizam ao aluno entender a importância do contato visual com uma obra dentro de um espaço que foi projetado justamente para esse fim. A atuação do docente ajudará a tornar esse momento mais proveitoso no aspecto didático-pedagógico.

Veja mais:

Reggio Emilia: metodologia pedagógica traz artes para a aula e vê aluno como pesquisador

Pinterest ajuda professor de artes a apresentar obras e correntes artísticas aos alunos

7 links para usar a tecnologia no ensino de artes

Teatro de sombras explora criatividade e expressão corporal nas aulas de artes

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros de literatura periférica para apresentar aos estudantes

Narrativas de autores que viveram na periferia podem inspirar jovens

há 1 ano
Notícias

7 livros de Ana Maria Machado indicados para o ensino fundamental

Autora celebra 80 anos com títulos que podem ser apresentados para alunos do 1 º ao 9 º ano

há 2 anos
Notícias

7 livros para explicar conceitos políticos no ensino fundamental

Alunos podem aprender sobre sistemas de governo e entender participação da política no dia a dia

há 2 anos
Notícias

5 livros para inspirar o ensino da intertextualidade em sala de aula

Obras apresentam teoria, práticas e exemplos de produções que dialogam com outros textos

há 3 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.