Com o tema “Incerteza Viva”, a 32ª Bienal de Artes de São Paulo será realizada entre 10 de setembro e 11 de dezembro de 2016, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP). A ideia desta edição da mostra é refletir sobre as condições da vida contemporânea e as estratégias da arte para acolher ou vivenciar incertezas. Para entrar no clima, listamos sete planos de aula do portal NET Educação que abordam a obra dos artistas participantes desta edição da Bienal. Todos os planos são de autoria da professora Suiá Ferlauto.
– Gilvan Samico: Imagens que contam histórias
Este plano de aula tem por objetivo apresentar o artista Gilvan Samico, apontando vínculos entre sua obra e a literatura de cordel. Ele constrói imagens narrativas e reflete sobre a relação texto/imagem. Voltado para o fundamental II, este plano se divide em cinco etapas, que contemplarão as obras do artista, as características da literatura de cordel, a maneira como esta se relaciona com as imagens, a produção dessas imagens e a apreciação dos trabalhos realizados.
Com foco em apresentar o trabalho de Cristiano Lenhardt, esse plano de aula para o ensino fundamental I propõe refletir sobre a arte contemporânea, conhecer as constelações, construir um planetário poético e, por último, como produto final, criar uma instalação. Os alunos são agentes no processo, escolhendo suas constelações e, por fim, apreciando as constelações dos seus colegas, criando um ambiente aconchegante e de reflexão sobre a transmutação pela arte.
– Erika Verzutti: Desenho e escultura
Voltado ao ensino fundamental I, o plano de aula convida os alunos a aguçar sentidos, elaborar hipóteses acerca de objetos simples e criar esculturas por meio dos recursos de justaposição, alinhamento e empilhamento, inspiradas no trabalho da artista plástica Erika Verzutti.
– Antonio Malta Campos: Cabeças
Utilizando técnicas pictóricas de desenho, pintura em camadas, fotografia e stop-motion, os alunos são encorajados a realizar uma mostra com vídeos inspirados na obra de Antonio Malta Campos, refletindo sobre a arte em cada uma de suas etapas. Voltado para o ensino fundamental II.
Neste plano de aula, para o ensino médio, inspirado na obra de Lais Myrrha, será feita uma coleção de palavras com mesmo afixo e, a partir daí, os alunos construirão um dicionário poético a partir de suas escolhas, que podem eventualmente formar um livro coletivo.
Com o conceito de arte ambiente, os alunos são convidados aqui a refletir sobre o “lugar da arte” e de que maneira ela se relaciona com o ambiente. Eles deverão, ainda, elaborar um projeto de arte in situ, em que o lugar se torna elemento essencial de diálogo e colaboração do artista com este.
Por meio das obras do escultor José Bento, este plano de aula se vale do uso da tridimensionalidade das criações do artista para ilustrar conceitos de estrutura e ritmo, e abordar o tema do espaço em constante modificação. Destinado ao fundamental I.