Conteúdos

Jorge Menna Barreto;
Site-specific;
Projeto;
Arte contemporânea.

Objetivos

Conhecer a obra de Jorge Menna Barreto

 
Conhecer a prática artística site-specific
 
Pensar sobre a relação entre obra e contexto
 
Elaborar um projeto 
 
Refletir sobre arte contemporânea.
 

1ª Etapa: início de Conversa

Jorge Menna Barreto é um dos artistas brasileiros que irão integrar a 32a Bienal de São Paulo. Sob o título Incerteza viva,  essa edição da mostra busca refletir sobre as atuais condições da vida e as estratégias oferecidas pela arte contemporânea para acolher ou habitar incertezas. A exposição acontece de 10 de setembro a 11 de dezembro de 2016 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Ibirapuera, reunindo 81 artistas e coletivos.

 

Como artista e pesquisador, Jorge Menna Barreto tem investigado a relação do trabalho de arte com o seu contexto e os possíveis desdobramentos das práticas site-specific na atualidade, além da absorção acrítica do termo e conceito no contexto brasileiro (trecho da Biografia disponível no Link 1) 

 

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na área “Para organizar o seu trabalho e saber mais”

 

2ª Etapa: lugares e contextos

O que é um lugar? O que é contexto? A escola é um lugar ou um contexto? Podemos dizer que a escola contém diferentes contextos? O que cada contexto tem de especifico? 

 

A partir dessas questões convide os alunos a visitar diferentes ambientes da escola: salas de aula, biblioteca, banheiros, cozinha, quadra, secretaria, etc. Peça que façam um levantamento das características de cada lugar, desde os aspectos físicos, como as medidas do espaço, cores das paredes, grau de luminosidade, presença de móveis, etc., até aspectos simbólicos, sociológicos, funcionais, etc. Você pode sugerir que sejam feitos registros escritos e fotográficos, que ajudem no resgate e na reflexão. Também pode ser interessante entrevistar as pessoas que costumam ocupar os ambientes, sobre sua relação com o lugar. Pessoas também fazem parte dos contextos.

 

Antes da exploração vale organizar previamente um roteiro de perguntas (O que faz no espaço? Com que frequência vem aqui? Como se sente? Como modificaria este espaço?). 

 

Ao voltar para a sala de aula proponha uma dinâmica de troca e reflexão e acrescente à discussão a seguinte questão: As obras de arte têm lugar? Como as obras de arte se relacionam com o contexto? Elas podem ser feitas para um lugar?

 

3ª Etapa: Jorge Mena Barreto

Dando continuidade à reflexão iniciada na etapa anterior, prepare um material expositivo sobre o site-specific (utilize como fonte os links do item 2) como forma de introduzir os trabalhos de Jorge Menna Barreto (links do item 1). Você pode incluir imagens de trabalhos de outros artistas que trabalham a partir do contexto na sua apresentação.

 

Surgido nos anos 60 diz-se, em linhas gerais, que o site-specific constitui um modo de pensar e operar no campo da arte em função de um determinado contexto, situação ou ambiente, levando-se em conta as características físicas e as dinâmicas sociais do mesmo. 

 

O termo sítio específico faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados – muitas vezes fruto de convites – em local certo, em que os elementos esculturais dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada. Nesse sentido, a noção de site specific liga-se à ideia de arte ambiente, que sinaliza uma tendência da produção contemporânea de se voltar para o espaço – incorporando-o à obra e/ou transformando-o -, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou áreas urbanas. (Enciclopédia Itaú Cultural)

 

Esses pensamentos ajudam a estruturar a prática artística de Jorge Menna Barreto:

 

Embora marcada pela diversidade de temas, linguagens e suportes, a trajetória de Jorge revela um procedimento comum. Suas obras respondem a contextos. São concebidas a partir de um lugar ou situação específica, cujas propriedades vêm se tornando cada vez mais vaporosas. Moles, por assim dizer. Em um de seus primeiros trabalhos, o artista tomou como ponto de partida o espaço expositivo. Construiu formas que se relacionavam com as dimensões físicas da sala. Logo, a noção de lugar foi incorporando outras camadas. Na 7ª Bienal de Havana, por exemplo, foi o “espaço disperso” da exposição – o fato de o público ter que circular entre vários locais para visitar a mostra – que o inspirou. Seu trabalho consistiu na distribuição de sacolinhas de papel carimbadas com o peso total dos visitantes, recalculado a cada entrega. (Fernanda Albuquerque “Lugares Moles”)

 

 

 

Seria interessante visitar o website de Jorge Menna Barreto com os alunos e abordar a maneira como o artista lida com cada contexto em que atua, o que ele torna visível a cada trabalho, com quais especificidades ele trabalha, etc.

4ª Etapa: projeto site-specific

Retome os registros realizados pelos alunos na 2a etapa. Proponha que escolham um dos ambientes visitados para o qual deverão elaborar um projeto site-specific – em que o lugar já não seria mais o suporte da ação do artista e sim um elemento de diálogo e colaboração com ele. Ou seja, a proposta aqui é deixar que o lugar determine o que vai ser o trabalho.

 

Não necessariamente os projetos precisam ser viáveis, construídos no espaço para o qual foram elaborados. Podemos pensar que dentro dessa prática artística, os próprios projetos podem ser entendidos como trabalhos. Isso permitirá um lastro maior de ações concebidas pelos alunos.

 

5ª Etapa: mostra

Pense com os alunos um modo de mostrar os projetos na escola. Pode ser interessante mostra-los em seu contexto original ou, ao contrário, propor deslocamentos de contexto.

 

Pode-se ainda eleger um projeto viável na turma para ser realizado pelo grupo de alunos, em conjunto.

 

A 32a Bienal de São Paulo deverá trazer muitos trabalhos site-specific (links item 3). Vale a pena conferir.

 

Materiais Relacionados

A lista abaixo de sites contém a referências visuais e textos usados no plano de aula.  

 
1. Sobre Jorge Menna Barreto:
 
 
 
2. Sobre site-specific 
 
 
3. Sobre a 32a Bienal de São Paulo:
 
 
 
4. Material didático da 32a Bienal de São Paulo disponível para download

Arquivos anexados

  1. Jorge Menna Barreto | site-specific

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