Conteúdos

Cristiano Lenhardt;

Planetário;
Constelações;
Desenho;
Projeção;
Arte Contemporânea.
 

Objetivos

Conhecer a obra Planetário de Cristiano Lenhardt

Conhecer as constelações
Construir um planetário poético
Criar uma instalação
Refletir sobre o papel da Arte Contemporânea
 

1ª Etapa: início de Conversa

Cristiano Lenhardt é um dos artistas brasileiros integrantes da 32a Bienal de São Paulo,  que ocorre de 10/9/2016 a 11/12/2016 em São Paulo, no pavilhão do Ibirapuera. É  a maior mostra de arte contemporânea da América Latina, cujo tema curatorial é INCERTEZA VIVA. 

 

Os trabalhos de Cristiano Lenhardt acontecem através de diferentes suportes e procedimentos: vídeos, performances, observações, fotografias, desenhos e gravuras. O artista trabalha buscando no cotidiano as ferramentas para construir uma obra que acontece por atração e transformação dos materiais e símbolos. Há um jogo ilusório entre o plano bidimensional e o espaço tridimensional, tendo como ponto de partida o desenho. Em 2008 realizou a obra  Planetário, um conjunto de desenhos feitos com a ponta da agulha em papel alumínio e projetados na parede.

 

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na área “Para organizar o seu trabalho e saber mais”

 

2ª Etapa: Planetário, Cristiano Lenhardt

Proponha uma apreciação da obra Planetário do artista plástico Cristiano Lenhardt (imagens e descrição disponíveis no link 1), procurando refletir com os alunos como essa obra se relaciona com o título, e sobretudo como se difere de um planetário astronômico. Pode ser interessante explicar o que é um planetário (você pode usar como fonte o link 2) e contar um pouco como a observação do céu se deu desde os tempos antigos.

 

Apresente a proposta de construir com a turma um planetário poético, um planetário composto por constelações inventadas. Para isso irão empregar procedimentos técnicos semelhantes aos utilizados por Cristiano Lenhardt. 

 

Primeiramente faça uma pesquisa com os alunos sobre o assunto (você pode usar como fonte o link 3). A partir dessa pesquisa levante com a turma de possíveis temas e/ou historias contemporâneas que poderiam servir de recorte para a invenção das novas constelações. Você pode levar materiais de referencia visual e literária, como jornais, revistas, livros etc.

 

Então, proponha que cada aluno escolha uma imagem relacionada ao tema para elaborar os desenhos – figuras humanas, animais, objetos ou seres mitológicos – que irão compor o céu do planetário poético.

 

3ª Etapa: Mapas de constelações

Uma vez definidas as figuras, proponha aos alunos que elaborem um modo de transforma-las em mapas de constelações. Para isso, deverão utilizar apenas pontos gráficos para constituir o desenho, ao modo inverso dos passatempos ‘liga-pontos’.

 

Então, peça que transfiram o desenho para uma folha de papel alumínio furando sua superfície com a ajuda de alfinetes. Esse papel será utilizado na construção do projetor na próxima etapa.

 

4ª Etapa: Projetor

Para construir projetores caseiros, os alunos vão precisar de uma caixa de papelão, uma lanterna, tesouras, fitas adesivas e dos mapas das constelações.

 

Oriente-os na construção do planetário caseiro:

 

1. Cortar uma janela retangular em um dos lados de uma caixa e um portal do outro lado, para encaixar a lanterna.???

 

2. Fixar o papel alumínio com o mapa da constelação sobre a janela retangular da caixa usando fita adesiva. Certificar-se de que o lado furado do papel esteja virado para dentro da caixa, para que as estrelas sejam projetadas corretamente.???

 

3. Colocar uma lanterna no portal feito na caixa e cuidar para que ela fique em uma posição horizontal.?

 

5ª Etapa: Instalação

Escureça o ambiente da sala e peça que os alunos acendam as lanternas uma a uma, escolhendo um lugar da parede ou no teto da sala para projetar sua constelação. Garanta que esses anteparos estejam livres de outras informações visuais para essa atividade.

 

A medida que as constelações forem projetadas, peça para que os alunos compartilhem a historia de suas constelações para os demais. Você pode levar esteiras, colchonetes e almofadas para que todos apreciarem o planetário deitados no chão. Convide as outras turmas da escola para visitar a instalação.

 

Ao final você pode propor uma reflexão sobre o que aconteceu quando os desenhos bidimensionais dos mapas das constelações se tornaram tridimensionais, sobre como ocuparam e transformaram o ambiente da sala, ou ainda sobre como esse novo céu carregado de novos sentidos poderia transformar as coisas aqui na terra.

 

Planetário

 

Conjunto de desenhos feitos com a ponta da agulha em papel alumínio e projetados na parede. Projeção em loopping de 80 slides, 2008.  

 

Materiais Relacionados

A lista abaixo de sites contém a referências visuais e textos usados no plano de aula.  

 
 
2. Sobre planetários 
 
 
 
 
 
5. Material didático da 32a Bienal de São Paulo disponível para download
 

Arquivos anexados

  1. Cristiano Lenhardt | Planetário

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.