Conteúdos

Antonio Malta Campos;
Desenho de observação;
Cabeças;
Pintura;
Animação stop motion;
Arte Contemporânea;

Objetivos

Conhecer a obra de Antonio Malta Campos;
Desenhar a partir da observação;
Pensar e trabalhar a pintura como processo;
Fazer uma animação em ‘stop motion’;
Refletir sobre Arte Contemporânea; 

1ª Etapa: Início de Conversa

Antonio Malta Campos é um dos artistas brasileiros que integram  a 32a Bienal de São Paulo – a maior mostra de arte contemporânea da América Latina, cujo tema curatorial é INCERTEZA VIVA. A Bienal ocorre  de 10/9/2016 a 11/12/2016 em São Paulo no pavilhão do Ibirapuera.



A pintura de Antonio Malta Campos tem afinidades com o modo de pensar da pintura moderna, em que a busca pela autonomia da linguagem acabou por incluir o próprio jeito de fazer, como conteúdo da obra. Em seus trabalhos podemos ver que o tema é, por exemplo, a figura de uma cabeça, mas também é a própria construção da pintura. Ao registrar o processo de suas pinturas em fotografias que transforma em vídeos, Antonio nos permite acessar as diferentes camadas de seus trabalhos, suas escolhas e desvios no fazer.



Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na área “Para organizar o seu trabalho e saber mais”

2ª Etapa: Observar a cabeça

Para essa etapa, cada aluno vai precisar de 7 folhas de papel vegetal, lápis grafite e/ou canetas pretas.



Organize a turma em duplas de trabalho. Apresente a proposta da atividade, em que cada aluno irá desenhar a cabeça do outro, de diversos ângulos, a partir da observação.



Num primeiro momento, oriente as duplas a se observarem mutuamente de pontos de vista diferentes, com atenção para a cabeça – seus contornos, texturas, volumes, etc. Então, peça que cada aluno realize uma série de 6 desenhos a partir da observação da cabeça do outro, dedicando uma folha de papel vegetal por ângulo escolhido: frente, trás, cima, baixo, lados, etc. Você pode sugerir que um integrante da dupla sirva de modelo enquanto o outro desenha e vice-versa, estabelecendo um revezamento dinâmico.



Ao final, proponha que cada aluno sobreponha as 6 folhas de papel vegetal, de modo a unir os desenhos de todos os pontos de vistas e formar a imagem de uma só cabeça. Com a ultima folha de papel vegetal peça para os alunos ‘passarem a limpo’ essa forma final num só desenho. Caso as sobreposições fiquem muito complexas, você pode sugerir que os alunos selecionem os traços mais essenciais dessa forma final.

3ª Etapa: Pintura como processo, Antonio Malta Campos

Selecione alguns vídeos de Antonio Malta Campos, em que o artista registra o processo de sua pintura (sugestões no link 2) e assista com os alunos. Você pode contar que esses vídeos são animações ‘stop motion’, feitos a partir de fotografias tiradas por uma câmera fixa – que capturou as diversas etapas das pinturas – e depois montadas em sequencia com a ajuda de um software de edição.



Durante a apreciação, chame a atenção dos alunos para as transformações que os trabalhos passaram desde a primeira até a ultima camada de tinta: o que aparece, o que desaparece. Peça que identifiquem temas, formas, figuras, cores, etc. que estruturam essas pinturas ao longo do processo. O que poderiam dizer a respeito das escolhas feitas pelo pintor?



Outro filme interessante de assistir com os alunos é ‘O Mistério de Picasso’ (trecho do filme disponível no link 3), que mostra esse modo de fazer a pintura pelo improviso, em que a invenção tem espaço no ato de pintar, que não segue um projeto pré-determinado, que se abre para os desvios.

4ª Etapa: Inventar a cabeça

Para essa etapa os alunos vão precisar de folhas de papel branco em grandes formatos, lápis ou carvão vegetal, materiais de pintura (tinta acrílica de diversas cores, pincéis) e câmeras fotográficas.



Peça aos alunos que retomem o desenho com a forma final da cabeça realizado na 2a etapa e o ampliem no papel grande. Esse desenho servirá de base para a invenção de uma nova cabeça a ser construída agora com os meios da pintura. Estimule-os a ousar nas suas escolhas, proponha que experimentem sobrepor diversas camadas de cores, formas, etc., sem a necessidade de restringir-se ao desenho inicial. Você pode sugerir um número mínimo de camadas para estimular os alunos a ir um pouco além do que iriam normalmente.



Proponha que realizem registros fotográficos de tempos em tempos. Quanto mais fotografias tirarem entre as mudanças na pintura, mais interessante será para seu uso na próxima etapa.

5ª Etapa: Vídeo-animação

Retome os 7 desenhos iniciais realizados na 2a etapa e peça para os alunos fotografarem.



Juntamente com os registros da pintura realizada na 4a etapa, oriente-os a montar vídeo, uma animação ‘stop motion’ das fotografias do processo (link 4).



Ao final, organize uma mostra com todos os vídeos.  

 



http://bit.ly/1RZbI5e





http://bit.ly/1UqG16G

 

 

Materiais Relacionados

A lista abaixo de sites contém a referências visuais e textos usados no plano de aula.  

1. Sobre Antonio Malta Campos;

2. Videos de Antonio Malta Campos:
http://bit.ly/1UHhSeD
http://bit.ly/1PP6sqw
http://bit.ly/1OgvpLc

3. Trecho do filme O mistério de Picasso (1955) – Henri-Georges Clouzot

4. Como fazer uma animação ‘stop motion’
http://bit.ly/1WIiq7G
http://bit.ly/1WIiW5r

5. Sobre a 32a Bienal de São Paulo.

6. Material didático da 32a Bienal de São Paulo disponível para download

Arquivos anexados

  1. Antonio Malta Campos | Cabeças

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.