A literatura pode ser uma ferramenta para combater os estereótipos de pobreza e escravidão que rondam o continente africano. Por meio dos livros, o professor pode apresentar aos seus alunos toda a riqueza multicultural e diversidade da África. Assim, estudantes de todas as idades podem conhecer mais a fundo os povos que, com suas filosofias, saberes, mitos, tecnologias e outras manifestações culturais, contribuíram para formar o patrimônio cultural de outros continentes e países ao redor do mundo, como o Brasil. A seguir, conheça sete obras que apostam nessa proposta educativa e que podem ser utilizadas com adolescentes ou crianças na escola.
Filosofias africanas: Uma introdução
Nei Lopes e Luiz Antonio Simas , Editora Civilização Brasileira, 2020
O livro trava uma viagem pelo pensamento e saberes ancestrais africanos, materializados em provérbios, manifestações culturais e ensinamentos passados durante gerações por meio da oralidade. Ainda apresenta a contribuição de filósofos africanos e afrodescendentes contemporâneos, que atualizam esses conhecimentos.
A África e os africanos na história e nos mitos
Alberto da Costa e Silva, Editora Nova Fronteira , 2021
A história do continente e de seus povos é contada por meio de histórias orais, transcrições de época, tradições e relatos de líderes, viajantes, estudiosos e pesquisadores. Assim, consegue traçar um panorama de Áfricas diversas que coexistem no mesmo espaço e tempo.
A África na sala de aula: visita à história contemporânea
Leila Leita Hernandez, Selo Negro Edições, 2008
Apoiado em rica pesquisa cartográfica, o livro apresenta conteúdos importantes para a educação básica, como o domínio europeu sobre o continente, a diversidade das lutas e resistências dos povos africanos até a formação dos Estados nacionais. Indicado para professores de história, geografia, sociologia, dentre outros.
A África explicada aos meus filhos
Alberto da Costa e Silva, Editora Agir, 2008
Com uma obra destinada aos jovens, o historiador especializado em África Alberto da Costa e Silva aposta em linguagem simples e linha cronológica para falar sobre a diversidade cultural do continente. Ele também aponta os desafios da região em se desenvolver após os períodos de colonização e independência.
Contos e lendas afro-brasileiros: a criação do mundo
Reginaldo Prandi (autor), Companhia das Letras, 2007
Os contos e lendas da África são apresentados por meio da história de Adetutu, uma jovem mãe africana que é trazida ao Brasil como escrava. Durante a viagem no navio negreiro, ela sonha com a criação do mundo pelos orixás. Assim, apresenta aos leitores a mitologia iorubá preservada em nosso país pela transmissão oral e que hoje é parte importante de nossa cultura.
Gosto de África: histórias de lá e daqui
Joel Rufino dos Santos, Global Editora, 2005
Lendas, mitos e tradições da cultura negra são apresentados aos leitores por meio de sete histórias. Elas resgatam os mitos dos deuses Isis e Osíris, o surgimento do primeiro bumba-meu-boi, o caso que deu o nome de Bonsucesso dos Pretos a uma cidade do Maranhão e a da fundação do Mali.
Bia na África
Ricardo Dreguer, Editora Moderna, 2016
Trata-se de um livro infantil para apresentar a diversidade cultural dos países africanos às crianças. Elas conhecerão a história de Bia, que é filha de uma diplomata e viaja com a mãe por diferentes partes do mundo. Ao viajar ao continente africano, ela aprende um pouco mais sobre as culturas do Egito, Quênia, Mali, Congo, Zimbábue e Sudão. Ao final, ela ainda tem a experiência de morar em Angola.
Veja mais:
5 livros para entender o pensamento decolonial
Línguas indígenas e africanas enriquecem vocabulário do português brasileiro
História negra: documentário ‘Emicida: AmarElo – É tudo para Ontem’ pode ser usado em aula
7 planos de aula para debater o racismo e conhecer pensadores negros
Atualizado em 08/10/2021, às 18h38