Livros que apresentam as diferentes manifestações da arte indígena são recursos valiosos para explorar a estética e a cultura dos povos originários com os alunos. Em sala de aula, é possível analisar as semelhanças e os contrastes entre etnias no que diz respeito à arte plumária – como cocares e mantos – e ao uso de grafismos em diversos suportes, como pedra, cerâmica, papel e no corpo humano.

Ao mergulhar nesse universo, os estudantes desenvolvem sensibilidade artística, respeito pela diversidade cultural, consciência histórica e valorização das expressões culturais indígenas como parte da identidade nacional.

O estudo da arte indígena também contribui para o cumprimento da Lei nº 11.645/2008, que tornou obrigatório o estudo de história e cultura afro-brasileira e indígena em todas as escolas públicas e privadas da educação básica.

A seguir, listamos seis livros que ajudam o professor a trazer para a sala de aula as diferentes manifestações das artes de povos originários brasileiros. Confira!

Arte visual dos povos Tiriyó e Kaxuyana: padrões de uma estética ameríndia

Denise Fajardo Grupioni, Iepé, 2009

O livro apresenta uma abordagem da arte visual dos povos Tiriyó e Kaxuyana baseada em narrativas que fazem parte de sua tradição oral e em informações registradas durante oficinas. Além disso, traz uma amostra da arte visual – gráfica e figurativa – desses povos.

Arte plumária indígena no Brasil

Fernand Alphen, Afluente, 2024

A obra explora a exuberância e singularidade de adornos tradicionais dos povos indígenas, como cocares e mantos feitos com penas de aves. Esses objetos representam identidade, status e conexão espiritual, carregando histórias ancestrais e tradições transmitidas por gerações.

Artes indígenas

Alberto Martins e Glória Kok, Claro Enigma, 2014

O livro apresenta as manifestações artísticas dos povos originários e etnias indígenas do Brasil. Idealizada para o público jovem, a obra reconstitui a história e a cultura dos povos originários por meio de sua estética, destacando semelhanças e contrastes entre etnias como Yanomami, Kayapó e Timbira.

Arte indígena no Brasil: agência, alteridade e relação (volume 4)

Els Lagrou, C/Arte, 2013

A obra explora as concepções ameríndias sobre arte, mostrando como ela está ligada à produção de corpos e pessoas, e não apenas à estética. A obra convida o leitor a descentrar o olhar ocidental, oferecendo uma análise etnográfica rica e imagens fascinantes da arte indígena amazônica.

Arte indígena

Hildegard Feist, Moderna Literatura, 2010

Este livro apresenta as expressões artísticas de povos indígenas que já viveram no Brasil, alguns extintos. Ele apresenta exemplos marcantes de arte plumária, pintura corporal, cerâmica e outras manifestações, destacando sua beleza e significado.

Grafismo indígena

Lux Vidal. Studio Nobel, 2007

O livro reúne 13 artigos sobre grafismos indígenas no Brasil, explorando sua diversidade e riqueza em diferentes suportes, como pedra, cerâmica, papel e o corpo humano. Além disso, oferece reflexões sobre preservação ambiental, direitos humanos e valorização da diversidade étnica.

Veja mais:

Aprenda 9 brincadeiras indígenas para as aulas de educação física

Lendas indígenas: do guaraná, do Sol e da Lua e da mandioca

6 links para apresentar a diversidade dos povos indígenas aos alunos

8 autores indígenas para apresentar na educação básica

Crédito da imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom – Agência Brasil

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros de literatura periférica para apresentar aos estudantes

Narrativas de autores que viveram na periferia podem inspirar jovens

há 2 anos
Notícias

5 livros para fazer cinema com os alunos na escola

Sétima arte pode ser utilizada para abordar conteúdos curriculares e temas da realidade estudantil

há 2 anos
Notícias

5 livros para prevenir abuso sexual infantil

Obras de educação sexual ensinam alunos a entender toques inadequados e como dizer ‘não’

há 3 anos
Notícias

17 livros para apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aos alunos

Obras ajudam a trabalhar com a classe cada uma das metas da Agenda 2030 da ONU

há 3 anos

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.