Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2016), o Brasil possui aproximadamente 900 mil indígenas divididos em 305 etnias e que falam ao menos 274 línguas. O desconhecimento sobre a diversidade dos povos originários e das suas contribuições para a cultura brasileira, porém, ainda é uma realidade tanto dentro quanto fora da escola.

Como consequência, há um fortalecimento de estereótipos relacionados aos indígenas – que possuem sua diversidade reduzida ao termo índio’ – além de discursos de ódio e racismo. Além disso, os alunos podem não entender que a pessoa indígena é parte da sociedade contemporânea e pode ocupar todos os espaços sociais sem perder sua cultura com isso.

Contra o problema, professores de todas as etapas de ensino podem apresentar aos estudantes alguns dos povos originários do país e as diferenças entre eles em termos de história e hábitos culturais. Para ajudar nessa iniciativa, reunimos seis links que trazem informações importantes sobre a diversidade dos povos indígenas e que podem ser explorados em sala de aula. Confira!

1) Instituto Socioambiental (ISA )

O Instituto Socioambiental atua desde 1994 ao lado de comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas para proteger seus territórios, culturas e saberes tradicionais. Assim, o professor pode explorar no site da instituição um acervo digital sobre diferentes povos disponíveis em textos, mapas, fotos e vídeos. Vale ainda conferir o podcast Casa Floresta, que narra histórias de populações de São Paulo, Mato Grosso, Amazonas e Pará; além de reportagens especiais realizadas pela instituição.

2) Quadro geral dos povos originários – ISA

Este levantamento do ISA mapeou 256 povos tradicionais do Brasil, sendo que cada link leva a uma página exclusiva de um povo, na qual é possível conhecer nome, língua, localização, hábitos culturais, entre outros.

3) Exposição Vidas Indígenas – Museu da Pessoa

“Vidas Indígenas: modos de habitar o mundo” é uma exposição online do Museu da pessoa. Ela apresenta histórias de oito homens e mulheres indígenas de diferentes povos e suas reflexões sobre suas origens e direito de existir no mundo contemporâneo.
https://exposicaovidasindigenas.museudapessoa.org/

4) Povos indígenas de Pernambuco – UFPE

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresenta uma página sobre os povos indígenas que habitam o estado. Há informações sobre os Atikum, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pankará, Pankararu, Pipipã, Truká, Tuxá e Xucuru.

5) Fundação Nacional dos Povos Indígenas

Site vinculado ao ministério dos povos indígenas do governo federal. Ele apresenta informações sobre quem são os povos indígenas do país, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e informações sobre cidadania, direitos sociais e sobre povos isolados.

6) Iepé – Instituto de Pesquisa e Formação Indígena

A instituição busca contribuir para o fortalecimento cultural, político e para o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas em território brasileiro localizadas no Planalto das Guianas. Entre seus trabalhos, destacam-se ações em prol da demarcação e fiscalização de terras indígenas, formação de professores, agentes de saúde, pesquisadores e agentes socioambientais dos próprios povos e elaboração e implementação de planos de gestão socioambiental. Em sua infoteca, o Iepé disponibiliza livros sobre hábitos e produtos culturais dos povos originários da região atendida.

Veja mais:

Indígenas são estereotipados em livros didáticos de geografia, aponta pesquisa

‘Dia do índio’: 11 atividades para trabalhar a data na escola

Línguas indígenas e africanas enriquecem vocabulário do português brasileiro

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.