A presença da inteligência artificial (IA) nas escolas oferece novas perspectivas para acessar informações, produzir textos e resolver problemas. Com isso, surgem desafios no modo como estudantes e professores interagem com o conhecimento. Materiais de apoio e orientação são importantes nesse processo, uma vez que fornecem diretrizes sobre quando e como utilizar essa tecnologia, indicando também os limites, inclusive éticos, e as possibilidades de aplicação das ferramentas de IA.
A seguir, conheça seis materiais que podem ajudar a preparar educadores para mediar o uso criativo e responsável dessa tecnologia. São vídeos, livros e podcasts nos quais educadores, professores e especialistas em tecnologias discutem as melhores formas de utilizar a inteligência artificial na escola.
Como escolas suíças já usam inteligência artificial nas aulas (Deutsche Welle, 2024)
Reportagem da Deutsche Welle, rede pública de comunicação da Alemanha, mostra como educadores e escolas suíças utilizam a inteligência artificial em atividades com as crianças. A matéria traz depoimentos de professores e alunos. “Trata de como aprender a usar mídias, e o ChatGPT é uma parte disso”, opina um dos docentes.
Vídeo: Alunos desenvolvem habilidades analíticas a partir do ChatGPT (Instituto Claro)
Professor de história da E.E. Cidade Ariston Estela Azevedo VI, em Carapicuíba (SP), Leandro Carlos de Menezes decidiu integrar o ChatGPT às suas aulas, em vez de proibi-lo. No vídeo, ele mostra como usou a ferramenta como ponto de partida para desenvolver o pensamento crítico dos estudantes do nono ano, propondo uma pesquisa sobre a Ditadura Militar no Brasil. Os resultados obtidos no ChatGPT foram comparados com informações do portal Memórias da Ditadura e do Centro de Mídias da Educação de São Paulo. A iniciativa culminou no “Café com História”, um encontro com lanche coletivo em que os alunos debateram as diferenças entre as fontes.
Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa (Unesco)
O material da Unesco analisa os riscos da inteligência artificial generativa para valores como inclusão, equidade e diversidade. Define critérios éticos para o uso dessas ferramentas na educação e orienta escolas a avaliarem sua adequação. Também propõe reflexões sobre os impactos da IA no ensino e recomenda formas de garantir que seu uso respeite a autonomia humana e beneficie a aprendizagem.
Inteligência artificial na educação (PodSerCiência – Unifesp)
Os professores Paula Carolei e Leandro Yanaze, da Unifesp, debatem os benefícios, limites e responsabilidades no uso da IA no ambiente acadêmico e na educação. Os pesquisadores explicam de que forma essas ferramentas podem apoiar estudantes em pesquisas e no processo de aprendizagem, além de apontarem riscos como o plágio e o uso indevido de conteúdos criados pela IA.
Carta de recomendação para o uso da inteligência artificial na educação: desafios e potencialidades (Educa+AI)
O livro trata de questões relacionadas ao uso da inteligência artificial na educação, como inclusão de estudantes com necessidades específicas, formação de educadores, riscos de superestimar ou subestimar a IA, uso excessivo de tecnologias, privacidade, vigilância, plataformização do ensino e disseminação de desinformação.
Vídeo : Inserção da inteligência artificial na sala de aula (Editora do Brasil)
Nesta live, três especialistas discutem a importância da inteligência artificial na educação, quando usada de maneira ética. Participam da mesa de debates o especialista em Educação e fundador da Sejunta Tecnologia Guilherme Camargo; o CEO da Max.IA João Lacerda; e a diretora de desenvolvimento de negócios no Brasil e em Portugal da startup francesa TestWe Rafaela Manes.
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Crédito da imagem: mikimad – Getty Images