O processo de ensino e aprendizagem do aluno que está dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) necessita que o professor evite adequá-lo a propostas já existentes. Ele precisa conhecer as potencialidades e dificuldades do aluno, para assim, construir um plano de ação adequado. Isso exige investigar como é seu nível de atenção, de verbalização, as situações que podem desencadear crises, suas potencialidades e áreas de interesse.
Com isso, é possível criar situações de aprendizagem personalizadas e que sejam prazerosas, bem como pensar em estímulos e adaptações que o ajudem a manter a atenção nas atividades por um tempo apropriado e sem causar fadiga.
A seguir, conheça seis livros que trazem informações importantes sobre a aprendizagem do aluno com TEA e que podem ser explorados pelos professores de áreas de conhecimento diversas na escola.
Linguagem escrita e a criança com autismo
Emilene Coco dos Santos, Appris Editora, 2016
A obra investiga o desenvolvimento da leitura e da escrita da criança com autismo, utilizando a psicologia histórico-cultural de Vygotsky. Lembra que o percurso da criança não será linear, com avanços e retrocessos. “As interações verbais e a mediação pedagógica nas atividades de leitura e escrita contribuem para melhorias no desenvolvimento mental da criança com autismo, principalmente em relação à atenção voluntária, ao desenvolvimento da percepção e à apropriação da leitura e da escrita”, defende.
Autistas e os espaços escolares adaptados
Ana Flávia Teodoro M. Oliveira, Editora Mercado de Letras, 2021
O livro aborda a importância de construir espaços escolares que considerem as experiências sensoriais no autismo, de modo a apoiar o desenvolvimento das habilidades desses estudantes e minimizar déficits sensoriais. Em linguagem fácil, são apresentadas propostas de design e arquitetura para organização da sala de aula e corredores, assim como a criação de salas e jardins sensoriais para promover a calma. Para completar, aborda tópicos como: iluminação, acústica e uso de cores.
Autismo na escola. Um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar
Eugenio Cunha, Wak, 2015
O livro é dividido em duas partes, sendo a segunda reservada a ideias e atividades pedagógicas. Nesta, o autor destaca como temas: conhecer o seu aluno, autismo e prática pedagógicas; afetividade em sala de aula; e autismo e processos de aprendizagem. Entre as práticas pedagógicas, são destacadas a observação e o uso de palavras de acolhimento.
Estímulos para autistas: 40 atividades para crianças e adolescentes
Antonietta Lacativa e Marjorie Bert, Editora Matrix, 2022
O “livro-caixinha” apresenta 40 cartas, cada uma com uma dinâmica para estimular as percepções sensoriais visuais, auditivas, táteis, gustativas, cinestésicas e motoras dos alunos autistas. Assim, colabora para a organização de pensamentos, sentimentos e emoções, além de estimular interações sociais, comunicação e aprendizado.
Autismo e professores: diagnóstico precoce, inclusão escolar e rede de atenção psicossocial
Cirleine Costa Couto, Appris Editora, 2021
O livro se propõe a refletir sobre as dinâmicas de trabalho articulado entre saúde e educação. Além disso, compila relatos de professores da educação infantil sobre como eles percebem o autismo na sala de aula, suas motivações, angústias, necessidades de apoio e boas práticas experienciadas.
Educação Inclusiva na Escola – Autismo
Mylene Oliveira Vieira Ferreira, Dialética, 2022
Voltado aos professores da educação básica, este livro foi desenvolvido por meio de um estudo de caso e relata os desafios de lecionar com uma criança autista, por vezes, sem o apoio de um educador auxiliar ou uma sala de Atendimento Educacional Especializado AEE).
Veja mais:
10 dicas para a alfabetização de alunos autistas
8 estratégias para ensinar matemática a alunos autistas
Série ‘Atypical’ inspira atividades para sensibilizar alunos e professores sobre autismo