A mediação é uma forma consensual de gestão de conflitos em que um adulto imparcial e treinado facilita o diálogo entre duas ou mais partes. A intenção é restabelecer o vínculo entre todos e ajudar os próprios envolvidos a chegarem a um acordo de forma autônoma e que satisfaça as suas necessidades.
Apesar da mediação não ter surgido na escola — uma possível origem seria seu uso em comunidades familiares na China Antiga — o ambiente escolar pode se beneficiar da prática. Por meio do uso de uma comunicação não violenta, a mediação de conflitos promove valores como tolerância, cooperação, empatia, humildade e respeito entre alunos, professores e funcionários, além de prevenir a violência e fomentar uma cultura de paz.
A seguir, conheça cinco livros que podem ajudar o professor a entender e aplicar técnicas de mediação de conflitos ocorridos em ambiente escolar.
Mediação de conflitos na escola: Modelos, estratégias e práticas
Maria Carmem Boqué Torremorell, Summus Editorial, 2021
A obra é dividida em três partes e explica didaticamente os fundamentos da mediação de conflitos, seus modelos e âmbitos de aplicação, o passo a passo para sua implementação e seu uso específico na comunidade escolar, com as especificidades na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. Além disso, destaca o papel do mediador, dá exemplos de mediação e traça um plano para formar mediadores no âmbito escolar. A autora é professora da Universidade Ramon Llull, na Espanha, e pesquisadora de convivência escolar.
Alvaro Chrispino e Raquel Chrispino, Editora Biruta, 2011
Os autores traçam uma pesquisa sobre as políticas públicas e as ações desenvolvidas em diferentes países para tratar a violência escolar. Para eles, uma problemática que influencia no tema é a escola não reconhecer a diversidade de experiências entre os alunos e tratar a todos padronizadamente.
Claudia Ceccon e outros, Imprensa oficial, 2010
O livro apresenta diferentes ideias que professores possuem dos conflitos em ambiente escolar e formas de mediá-los. Os autores destacam a importância de compreender a origem, natureza e formas de lidar com eles, transformando a cultura escolar também em uma cultura de diálogo e de paz.
Ângela Mathylde Soares e Silvana Cordeiro Felipetto, Editora Wak, 2021
A obra apresenta o que é a mediação no âmbito judicial, trazendo os pontos que podem ser adaptados à realidade escolar e os ganhos de aplicar na educação.
Suzete Sammarco e Fernanda Guares Zedra, Clube de Autores, 2020
A obra enfatiza a importância da mediação de conflitos escolares para desenvolver uma cultura da paz no âmbito educacional, focando em esclarecer dúvidas principalmente sobre assuntos como bullying, cyberbullying e sexting. Para as autoras, a existência de violência inviabiliza o ambiente pedagógico.
Veja mais:
Comunicação não violenta pode ser usada por professor em sala de aula.
Mediação de conflitos é caminho para implantar cultura do diálogo na escola.
Mediação de professores e alunos são armas contra o cyberbullying.
Aplicar cultura de paz na escola exige práticas combinadas entre diversas disciplinas.