Colaboração mútua é a palavra-chave que deve pautar a relação entre escola e família, sendo essa parceria assegurada pelas leis que organizam a educação no Brasil.
De um lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) reconhece a importância de ambas no processo educativo. Do outro, a Constituição Federal assegura a participação da família na educação dos filhos.
Esse caráter coletivo da educação beneficia o desenvolvimento integral dos estudantes. A escola, ao envolver a família nos processos pedagógicos, consegue identificar necessidades específicas de cada aluno para, assim, promover um ambiente educacional que seja estimulante e inclusivo. Já uma família que participa da educação dos seus filhos pode compreender o contexto escolar e contribuir de maneira mais efetiva para o aprendizado deles.
Conheça quatro livros que abordam os benefícios e desafios dessa parceria entre família e escola.
Guia para família parceira da escola no pós-pandemia
Roberta Bento e Taís Bento, Editora Ping-Pong, 2023
A publicação fornece aos pais e responsáveis de crianças e adolescentes em idade escolar dicas práticas para melhorar o envolvimento e a motivação dos filhos na escola e nos estudos. As estratégias sugeridas são baseadas em pesquisas recentes sobre motivação para os estudos e aprendizagem, além da experiência de mais de 40 anos das autoras na área da educação. O livro adota uma linguagem simples e direta, facilitando a aplicação das estratégias no cotidiano corrido das famílias.
Família e escola: interações densas e tensas
Maria Luiza Canedo, Editora Appris, 2018
Famílias e escolas enfrentam desafios na educação de crianças e adolescentes, em uma relação complexa, porém fundamental. Novos padrões familiares da sociedade contemporânea trazem debates inéditos para a escola. Esta, por sua vez, é desafiada por alunos reconhecidos como sujeitos de direitos, influenciada pelas famílias e observada pelo Estado, o que a faz repensar seu papel. Dentro desse panorama, o livro busca reunir experiências para escutar ambas as partes, identificando suas capacidades e limitações, promovendo o diálogo e a cooperação para uma interação que beneficie a educação compartilhada das crianças e dos adolescentes.
Relação escola e família: Diálogos interdisciplinares para a formação da criança
Luciana Maria Caetano e Solange Franci R. Yaegashi (org.), Editora Paulinas, 2014
Este livro propõe-se a explorar a relação entre escola e família e sua influência na formação integral da criança, abordando temas relevantes como violência doméstica, alienação parental, depressão, sexualidade, aprendizagem e desenvolvimento infantil, transtorno de ansiedade, bullying, afetividade e o papel do brincar. Com uma linguagem acessível, tem como objetivo promover uma compreensão mútua entre esses dois agentes educativos, capacitando-os a colaborarem efetivamente no processo educacional das crianças.
Família e escola: o que dizem as crianças?
Denise da Silva Maia, Editora Appris, 2022
Neste trabalho, são exploradas as percepções e significados que as crianças atribuem à família, à escola e à interação entre ambas. A abordagem é fundamentada na escuta atenta das vozes das crianças e na análise de suas escritas e desenhos, muitas vezes negligenciados e silenciados, sobre assuntos que lhes são pertinentes. As crianças interpretam e tentam dar significado às suas experiências, absorvendo informações do mundo adulto e reinterpretando-as de acordo com sua própria compreensão.
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