As reuniões de pais, responsáveis e professores são eventos cruciais na interação entre a escola e a família. No entanto, é comum observar baixa participação e discussões improdutivas nessas ocasiões, especialmente quando focam em questões burocráticas como a entrega de notas e as críticas ao desempenho e comportamento dos alunos.
Para otimizar esses encontros, é fundamental compreender a realidade e as necessidades das famílias, bem como proporcionar um ambiente acolhedor para trocas e críticas construtivas.
Planejar as reuniões e definir objetivos claros pode trazer benefícios significativos para todos os envolvidos. É essa a oportunidade de estabelecer um relacionamento mais próximo e colaborativo entre pais, responsáveis e educadores, o que pode ter um impacto positivo no engajamento dos estudantes e em seu desempenho escolar.
Para a coordenadora pedagógica da EMEI Jardim Premiano, Elaine di Giacomo, o importante é criar um ciclo de aprendizagem que ultrapassa os muros da escola e chega até as famílias. Assim, a reunião é: “um momento para nós discutirmos a nossa proposta pedagógica, aquilo que foi oferecido, se eles observaram que as suas crianças — a partir daquilo que foi oferecido na escola — conseguiram se desenvolver e de que maneira”, destaca.
No vídeo, Elaine di Giacomo fala da importância do momento de reunião de professores, pais e responsáveis e quais estratégias podem ser adotadas para que esse encontro renda bons resultados de aprendizagem. A coordenadora pedagógica também dá dicas para organizar esse evento focadas em uma comunicação eficaz entre a escola e a família.