A popularização dos smartphones transformou o hábito de leitura dos jovens. Agora, eles estão mais vulneráveis a estímulos que chegam por aplicativos de mensagem e redes sociais, mas também mais abertos à leitura digital. Para os educadores, entender o impacto dessa transformação na nova geração é fundamental para repensar práticas em sala de aula que visem estimular o prazer pela leitura e promover habilidades necessárias para a mesma, como interpretação de texto e análise crítica.
Para trazer mais conhecimento sobre essa questão tão atual, separamos quatro dicas de livros que discutem a transformação do impresso para a leitura digital; a influência dos smartphones em habilidades cognitivas, como atenção e memória; e formas de transformar essas novas tecnologias em parceiras do hábito de ler.
O cérebro no mundo digital: Os desafios da leitura na nossa era
Maryanne Wolf, Editora Contexto 2019
A popularização dos smartphones e da internet aumentou a prática da leitura no dia a dia, manifestada no uso de aplicativos de mensagens e redes sociais. Mas qual seria a qualidade dessa leitura em termos de compreensão, interpretação e análise crítica de dados e informações que chegam diariamente? Para entender isso, a obra discute os efeitos da leitura nas mídias digitais para o cérebro leitor, principalmente na cognição de jovens.
Aspectos da leitura na era digital: como as novas tecnologias podem afetar nossa capacidade de compreender textos
Joana de Souza, Editora Appris, 2020
O uso da internet e dos dispositivos móveis pode afetar habilidades necessárias à leitura, tais como concentração e memória. A autora apresenta evidências científicas para discutir a relação entre o processamento do texto escrito e esses aspectos importantes da cognição humana que garantirão uma leitura de qualidade.
Ensino de leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital
Kátia Cristina do Amaral Tavares e outros (org.), Faculdade de Letras da UFRJ, 2011
Este E-book gratuito (http://www.lingnet.pro.br/media/ebooks/leitura_tavaresetal.pdf) traz onze artigos de pesquisadores divididos em duas partes. A primeira, intitulada “Leitura: conceitos e implicações pedagógicas”, discute abordagens e ensino dessa prática. Já a segunda, “Ensino-aprendizagem de leitura com a mediação das novas tecnologias”, reflete sobre a formação dos jovens leitores na era digital.
“Do impresso ao digital: Um estudo sobre as transformações nos hábitos de leitura”
Fernanda Loureiro, Ebook, 2017
A pesquisadora analisa como os hábitos de leitura de jovens são influenciados pela tecnologia, destacando transformações que merecem ser consideradas por educadores. As questões são abordadas a partir da retrospectiva da história da leitura e de uma pesquisa realizada com jovens leitores.
Veja mais:
8 dicas para fazer literatura no Twitter
Livros digitais permitem experiências interativas com os leitores
Contar histórias usando suportes digitais estimula a aprendizagem