O escritor José Santos é organizador da antologia “Partículas Subatômicas – Microcontos Brasileiros” ao lado de Luiz Ruffato, que reúne textos de até 140 caracteres de nomes de destaque da literatura brasileira. Em oito dicas, ele ensina abaixo como fazer literatura pelo Twitter e como introduzir os alunos de diferentes idades no gênero do microconto. Confira!
 
1 – Capture cenas
Um microconto é o instante que você ‘fotografa’. Ele está mais para registrar a ação do que um pensamento. “O professor pode pedir para os alunos pensarem histórias e cenas, e não algo como descreverem ‘o que eu penso da vida’. Tem que ter verbo, movimento”, ensina Santos. 
 
2 – Começo, meio e fim 
O microconto precisa manter algumas características que o gênero pede. São elas: personagem, tempo, espaço, conflito, clímax e solução. 
 
3 – Confie no leitor
O microconto precisa da participação ativa do leitor. “O texto deixa lacunas que o leitor precisa completar. O desfecho é na cabeça do leitor”, explica o escritor. 
 
4 – Menos é mais
É preciso bastante treino para conseguir contar uma história em poucas palavras. O escritor precisa aprender a editar e resumir. “Um bom substantivo vale por dez adjetivos, por isso, a importância de ser breve”, assinala. 
 
5 – Mil maneiras de contar uma história
O microconto é um gênero bastante flexível e pode ser feito em primeira pessoa, terceira pessoa ou em diálogos. Basta usar a criatividade!
 
6 – Divulgação alternativa
A vantagem do microconto é que ele pode ser divulgado fora do livro. Além do Twitter, ele pode ser enviado via WhatsApp, por exemplo.  “Inclusive, o microconto é uma forma de atrair os jovens e fazer uso dos celulares. Ele ajuda a expandir a fronteira da sala de aula com a ajuda de um objeto de desejo, que é o celular”, opina o escritor.  
 
7 – Inspire-se em outros autores
“Partículas Subatômicas” é uma antologia organizada por Luiz Ruffato e José Santos, que reúne microcontos de diversos autores. O livro pode ser baixado gratuitamente aqui. Além disso, alguns trechos de clássicos da literatura brasileira são verdadeiros microcontos. “Um exemplo vem de Machado de Assis: ‘Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis’”, exemplifica José. 
 
8 – Exercício biográfico
O escritor José Santos sugere um exercício: cada aluno escolhe uma história ou o relato de vida de uma pessoa que pode ser – ou não – da sua família. Em sete microcontos, o aluno é convidado a resumir a origem, infância e família do personagem escolhido. “O resultado é bem legal”, garante. 
 
Veja mais:
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Confira 6 atividades para trabalhar surrealismo em sala de aula

No centenário do Manifesto Surrealista, veja pontos a serem abordados em artes e língua portuguesa

Aprenda 9 brincadeiras indígenas para as aulas de educação física

Atividades para o ensino fundamental promovem diversidade cultural e respeito aos povos originários

Ida ao dentista ajuda a trabalhar química no ensino médio

Cárie, restauração, enxaguante bucal, anestesia e radiografia podem ser relacionados a conteúdos curriculares

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.