No Brasil, cerca de 50% de toda a quantidade de resíduos produzidos em uma residência são restos de alimentos, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A maioria desse material orgânico vai acabar em aterros sanitários quando poderiam ser reciclados por meio da compostagem.

Na compostagem termofílica esse processo acontece por meio da geração de calor. De acordo com a agricultora urbana Rita Cavaliere, todos os tipos de resíduos orgânicos podem ser reaproveitados na composteira termofílica, menos fezes de animais, absorventes, fraldas e bitucas de cigarro.

Adepta da agroecologia, Cavalieri tem uma horta orgânica localizada na zona norte de São Paulo. Além de comercializar seus produtos livres de agrotóxicos, também disponibiliza sua composteira para a comunidade, amigos e clientes que queiram diminuir a quantidade de resíduos nos aterros. O adubo que resulta da atividade volta para a própria horta. Para Cavalieri, esse ciclo gera conscientização: “O mais importante é que a pessoa saiba para onde pode levar o seu lixo e que aquele lixo vai voltar para a terra com vários benefícios”.

Neste vídeo, o Instituto Claro foi até a horta urbana “É hora da horta” para entender um pouco mais sobre o que é uma composteira termofílica, como funciona e quais são os benefícios para o meio ambiente.

Veja mais:

Minicisterna: como reaproveitar a água da chuva

Três mudanças sustentáveis para adotar no dia a dia

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Emprego na indústria têxtil é oportunidade de ressocialização para detentas

Conheça os direitos de mulheres vítimas de violência sexual

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.