Em tempos de crise hídrica, captar água da chuva em casa é uma alternativa sustentável e econômica na hora de pagar a conta. Apesar dessa água não ser recomendada para consumo humano, seu reaproveitamento tem diversos usos, como limpeza de quintal, banheiros e rega de jardins. Assim, ela pode suprir até 50% do consumo de uma residência.

Minicisterna

Existem sistemas de captação de água da chuva muito simples e de baixo custo, como o projeto da minicisterna, capaz de acumular cerca de 200 litros de águas pluviais. Muitas informações e até o passo a passo para a construção de uma minicisterna podem ser acessados gratuitamente em sites como o do Movimento Cisterna Já, uma iniciativa independente de pessoas preocupadas em aumentar a resiliência urbana diante da crise hídrica.

Neste vídeo, o Instituto Claro foi até a sede do coletivo Permacultores Urbanos para entender como o permacultor e cisterneiro Vinicius Pereira resolveu o problema de abastecimento no local: “Quando a gente armazena a água [da chuva] na nossa casa, a gente está encurtando um monte de caminhos e passa a ter autonomia para responder sobre a qualidade dessa água”, explica Vinicius.

Veja mais:

Óleo de cozinha pode ser reciclado e transformado em sabão 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.