Em tempos de crise hídrica, captar água da chuva em casa é uma alternativa sustentável e econômica na hora de pagar a conta. Apesar dessa água não ser recomendada para consumo humano, seu reaproveitamento tem diversos usos, como limpeza de quintal, banheiros e rega de jardins. Assim, ela pode suprir até 50% do consumo de uma residência.
Minicisterna
Existem sistemas de captação de água da chuva muito simples e de baixo custo, como o projeto da minicisterna, capaz de acumular cerca de 200 litros de águas pluviais. Muitas informações e até o passo a passo para a construção de uma minicisterna podem ser acessados gratuitamente em sites como o do Movimento Cisterna Já, uma iniciativa independente de pessoas preocupadas em aumentar a resiliência urbana diante da crise hídrica.
Neste vídeo, o Instituto Claro foi até a sede do coletivo Permacultores Urbanos para entender como o permacultor e cisterneiro Vinicius Pereira resolveu o problema de abastecimento no local: “Quando a gente armazena a água [da chuva] na nossa casa, a gente está encurtando um monte de caminhos e passa a ter autonomia para responder sobre a qualidade dessa água”, explica Vinicius.