O óleo de cozinha é um dos principais ingredientes usados nas casas de todos os brasileiros. Porém, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a cada quatro litros consumidos, um é descartado de forma incorreta, o que representa mais de 700 milhões de litros ao ano lançados no meio ambiente sem o devido cuidado e controle.

A atuação de serviços que tragam informação sobre a forma correta de descarte e também que auxiliem no recolhimento do óleo é essencial. O óleo descartado de forma incorreta chega aos mananciais e fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas.

“O óleo é o resíduo doméstico mais impactante ao meio ambiente. Apenas um litro de óleo tem potencial para contaminar 25 mil litros de água”, ressalta Caio David, diretor-presidente do Instituto Triângulo, uma das iniciativas para o descarte correto de óleo. O Instituto identifica pontos de coleta e realiza a reciclagem, transformando o óleo em sabão. Unindo um trabalho voltado para a comunidade, química e ecologia, as ações já existem há mais de 20 anos. Segundo colaboradores do projeto, no entanto, ainda falta muito para que a população se conscientize e utilize novas alternativas quando se trata do óleo de cozinha.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Emprego na indústria têxtil é oportunidade de ressocialização para detentas

Conheça os direitos de mulheres vítimas de violência sexual

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.