Existente desde a época do Império, o censo demográfico ainda é a pesquisa que melhor retrata a realidade do Brasil e dos brasileiros. Isso porque é a única pesquisa que visita todos os domicílios do país. Suas perguntas abordam renda, saúde, educação, emprego, e mais uma gama de assuntos diversos. Assim, a pesquisa oferece um panorama central para o desenho de políticas públicas eficientes.

Retrato do Brasil

“O censo é o principal instrumento que permite ao Brasil se conhecer justamente porque ele tira um retrato muito fidedigno, olhando para a população inteira”, afirma a professora e doutora em Ciência Política Gabriela Lotta, que desde 2018 vem pesquisando a importância do trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Ele afeta como a economia funciona, como fatores do mercado operam e afeta, acima de tudo, o nosso acesso a serviços públicos e direitos básicos”, resume Lotta.

De acordo com o IBGE, a coleta do próximo censo demográfico será realizada entre os meses de junho a agosto de 2022. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do Brasil.

Veja mais:

Como pessoas trans podem retificar nome e gênero em documentos?

O que é um biobanco?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.