Existente desde a época do Império, o censo demográfico ainda é a pesquisa que melhor retrata a realidade do Brasil e dos brasileiros. Isso porque é a única pesquisa que visita todos os domicílios do país. Suas perguntas abordam renda, saúde, educação, emprego, e mais uma gama de assuntos diversos. Assim, a pesquisa oferece um panorama central para o desenho de políticas públicas eficientes.
Retrato do Brasil
“O censo é o principal instrumento que permite ao Brasil se conhecer justamente porque ele tira um retrato muito fidedigno, olhando para a população inteira”, afirma a professora e doutora em Ciência Política Gabriela Lotta, que desde 2018 vem pesquisando a importância do trabalho realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Ele afeta como a economia funciona, como fatores do mercado operam e afeta, acima de tudo, o nosso acesso a serviços públicos e direitos básicos”, resume Lotta.
De acordo com o IBGE, a coleta do próximo censo demográfico será realizada entre os meses de junho a agosto de 2022. Serão investigados cerca de 78 milhões de domicílios particulares permanentes do Brasil.
Veja mais:
Como pessoas trans podem retificar nome e gênero em documentos?