O recolhimento do lixo reciclável e sua transformação é mais que uma ação benéfica ao meio ambiente. É também um meio de sobrevivência para muitas pessoas que trabalham com isso. Por definição, uma cooperativa de reciclagem é uma empresa de cunho social que visa trabalhar recursos descartados e recolhidos na coleta seletiva realizada por prefeituras municipais.
Segundo o presidente da cooperativa de catadores de resíduos Coopercaps, Telines Basílio, uma cooperativa também tem a missão de movimentar a economia local. “A gente atende toda uma comunidade, gerando emprego e renda, dando oportunidade para que outros empreendedores usufruam desse empreendimento cooperativista”, explica. Mais conhecido como “Carioca”, por ser natural do Rio de Janeiro, Basílio começou sua trajetória como carroceiro e se transformou em um dos maiores líderes da reciclagem do país.
Descarte de resíduos
O diretor comercial da Coopercaps, Marcos Nascimento, também mostra que o trabalho da cooperativa de reciclagem está relacionado com as questões ambientais. “A gente tem hoje aterros sanitários que estão chegando à sua capacidade máxima e a gente não tem mais onde colocar resíduos. Se não tiver o trabalho das cooperativas e o trabalho da reciclagem dentro dos municípios, a gente vai chegar num momento de colapso geral das cidades”, alerta.
No vídeo, o Instituto Claro mostra como funciona uma cooperativa de recicláveis, como ela é abastecida e qual o retorno para a cidade e para o meio ambiente. Além disso, aborda o que se pode fazer para melhorar a reciclagem doméstica e o judar o trabalho de catadores e cooperados.