O recolhimento do lixo reciclável e sua transformação é mais que uma ação benéfica ao meio ambiente. É também um meio de sobrevivência para muitas pessoas que trabalham com isso. Por definição, uma cooperativa de reciclagem é uma empresa de cunho social que visa trabalhar recursos descartados e recolhidos na coleta seletiva realizada por prefeituras municipais.

Segundo o presidente da cooperativa de catadores de resíduos Coopercaps, Telines Basílio, uma cooperativa também tem a missão de movimentar a economia local. “A gente atende toda uma comunidade, gerando emprego e renda, dando oportunidade para que outros empreendedores usufruam desse empreendimento cooperativista”, explica. Mais conhecido como “Carioca”, por ser natural do Rio de Janeiro, Basílio começou sua trajetória como carroceiro e se transformou em um dos maiores líderes da reciclagem do país.

Descarte de resíduos

O diretor comercial da Coopercaps, Marcos Nascimento, também mostra que o trabalho da cooperativa de reciclagem está relacionado com as questões ambientais. “A gente tem hoje aterros sanitários que estão chegando à sua capacidade máxima e a gente não tem mais onde colocar resíduos. Se não tiver o trabalho das cooperativas e o trabalho da reciclagem dentro dos municípios, a gente vai chegar num momento de colapso geral das cidades”, alerta.

No vídeo, o Instituto Claro mostra como funciona uma cooperativa de recicláveis, como ela é abastecida e qual o retorno para a cidade e para o meio ambiente. Além disso, aborda o que se pode fazer para melhorar a reciclagem doméstica e o judar o trabalho de catadores e cooperados.

Veja mais:

O que é uma composteira termofílica?

Como montar uma feira de economia solidária?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Emprego na indústria têxtil é oportunidade de ressocialização para detentas

Conheça os direitos de mulheres vítimas de violência sexual

Como funciona a reciclagem de lixo eletrônico?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.