Refugiados são pessoas que foram obrigadas a se locomover para outro lugar de maneira involuntária e forçada, por motivos de conflitos armados, perseguição política, racial, religiosa e social e/ou graves violações de direitos humanos.

No Brasil, existe uma lei específica para refugiados, a Lei 9.474 de 1997, que estabelece os parâmetros para a condição de refúgio, bem como os direitos e deveres dos solicitantes de refúgio e refugiados. De acordo com os dados produzidos pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com o Comitê Nacional para Refugiados (Conare), desde 1985, o Brasil reconheceu mais de 60 mil pessoas como refugiadas. A maioria delas vem de países como Venezuela, Síria, República Democrática do Congo e Angola.

Imigrantes e refugiados

Segundo a chefe do escritório de parcerias com o setor privado da ACNUR Samantha Federici, os refugiados se diferenciam de outros tipos de imigrantes pois suas vidas se encontram em risco em seus países de origem. “O refúgio não é uma escolha. É uma situação de vida ou morte. É uma situação que se você não sai, não vai em busca de proteção, você tem grandes chances de não sobreviver”, completa.

Na entrevista em vídeo, Federici traz um panorama sobre a situação dos refugiados no Brasil. Ela aborda quem são essas pessoas e o que as leva a solicitarem refúgio longe do país natal. O vídeo explica ainda quais são os direitos e deveres dos refugiados segundo a legislação brasileira. Confira alguns deles:

– Direito à moradia
– Direito à saúde
– Direito à educação
– Direito de acesso ao mercado de trabalho
– Direito à liberdade de expressão e de movimento

Veja mais:

Alunos refugiados ou imigrantes encontram acolhida em escolas públicas

O que é renda básica universal?

O que são políticas públicas?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.