Leonardo Valle
Foi disponibilizada hoje, 27, na internet, a websérie “Floresta Iluminada – Energia Limpa para os povos da Amazônia”. A produção, realizada pelo Instituto Socioambiental (ISA), alerta sobre a necessidade de encontrar soluções sustentáveis para garantir energia às comunidades amazônicas. O documentário é dirigido por Fernanda Ligabue e está disponível no YouTube do ISA.
“O objetivo é trazer uma reflexão sobre a importância da energia elétrica para comunidades que vivem em regiões remotas, e ao mesmo tempo demonstrar que as alternativas tecnológicas para geração dessa energia podem fugir do modelo convencional de uso de combustíveis fósseis ou de grandes empreendimentos, que geram impactos nessas regiões”, explica o assessor da instituição e coordenador do Projeto Cruviana, Ciro Campos.
A websérie é dividida em três episódios e percorre três territórios amazônicos com iniciativas diferentes. Em cada um deles, são investigadas as necessidades de energia elétrica e os desafios para superar a dependência do diesel – combustível caro e poluente. Além disso, são apresentadas as oportunidades geradas pelo abastecimento por energias limpas e alternativas.
O primeiro episódio aborda o projeto Eletricistas do Sol, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (PA), que utiliza energia solar para iluminar as comunidades ribeirinhas. O segundo aborda as 68 aldeias do Território Indígena do Xingu (MT), que trocam o diesel por placas solares. A série é finalizada com o primeiro projeto de geração de energia eólica em uma terra Indígena no Brasil, na Raposa Serra do Sol (RR).
Desigualdade
No Brasil, a distribuição da energia elétrica reflete desigualdades regionais. Atualmente, 98% da população brasileira têm acesso à energia elétrica. Contudo, segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), pelo menos 500 mil famílias no Brasil ainda não são atendidas pelas distribuidoras. Deste montante, 70% está na Amazônia. A carência prejudica o acesso a outros direitos sociais, como educação, transporte, saúde, trabalho e comunicação.
Veja mais:
Potencial do Brasil em energia solar é subaproveitado, aponta especialista
Construção de hidrelétricas desconsidera impactos no meio ambiente, alerta estudo
Projeto instala postes de energia solar e melhora a segurança de comunidades
Exploração de petróleo pode colocar em risco corais da Amazônia
Crédito da imagem: print websérie “Floresta Iluminada – Energia Limpa para os povos da Amazônia”