Leonardo Valle
Os avanços e retrocessos dos direitos humanos no Brasil e no mundo são discutidos na websérie Direitos Humanos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A produção é um desdobramento do projeto “Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos”, realizado pela instituição entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2017. Em cinco vídeos, pesquisadoras de diferentes países latino-americanos analisam questões contemporâneas sobre o tema.
O primeiro vídeo traz como entrevistada a professora de direito da Universidade da República, do Uruguai, Flor de María Meza. “Se tivéssemos que discutir a Declaração dos Direitos Humanos hoje, em 2020, não sabemos se ela seria proclamada na Assembleia Geral da ONU”, conta ela, que ainda analisa a importância do direito à educação. “Ele é o direito-chave, que vai abrir a porta a todos os outros e possibilitar que as pessoas se desenvolvam, tenham e sintam dignidade”, destaca.
A educação para a igualdade de gênero e a transformação operada pelo feminismo são analisadas, no segundo vídeo, pela professora do Departamento de Ciência Política da UFMG, Marlise Matos.
No terceiro capítulo, a professora da Universidade Nacional Do Litoral, na Argentina, María José Bournissent, reflete sobre a participação dos povos indígenas na organização do Estado e nos processos educativos
Os desafios dos direitos humanos para a educação superior foram o tema da aula ministrada pela diretora executiva de direitos humanos da Unicamp, professora Neri de Barros, no quarto episódio.
No quinto vídeo, a pró-reitora de extensão da UFMG, professora Claudia Mayorga, fala do papel da educação no fortalecimento dos direitos humanos.
Veja mais:
Direitos humanos: o que significam e como fazer para promovê-los?
Como a tecnologia pode beneficiar os direitos humanos?
Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos
Anistia Internacional oferece curso online sobre direitos humanos gratuito e em português
Crédito da imagem: print vídeo “Série Direitos Humanos #1 – Flor de María Meza”