Leonardo Valle
A Anistia Internacional lançou um curso gratuito, em português, chamado “Introdução aos Direitos Humanos”. O material ficará disponível por tempo indeterminado no site da organização, e os participantes possuem um período de um ano para assistir às aulas e realizar as atividades sugeridas. A formação acontece em uma plataforma virtual própria e oferece emissão de certificado ao fim das aulas.
Dividido em quatro módulos, o curso apresenta e descreve os direitos básicos de todos os seres humanos, tornando-os conhecidos para serem defendidos, além de relacioná-los com a vida cotidiana. Ele foi primeiramente testado entre os ativistas da rede da Anistia Internacional, antes de ser disponibilizado a todos os interessados no tema. O objetivo é desconstruir estereótipos relacionados aos direitos humanos e atingir, principalmente, educadores formais e informais em todo o país.
Direitos humanos são direitos e liberdades fundamentais em todas as partes do mundo. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi escrita após a Segunda Guerra e aprovada 10 de dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Ela estabelece 30 direitos, como liberdade de expressão e de manifestação, direito à educação inclusiva e de qualidade, direito a gozar do mais alto nível possível de saúde e direito à vida.
Na opinião de seis em cada dez brasileiros, “os direitos humanos apenas beneficiam pessoas que não os merecem, como criminosos e terroristas”. O dado é da pesquisa “Human Rights in 2018 – Global Advisor” realizada pelo Instituto Ipsos, no ano passado, em 28 países, incluindo o Brasil. Os brasileiros também estavam entre as nações que mais concordavam com a sentença “direitos humanos não significam nada no meu cotidiano” (28%), atrás apenas dos entrevistados da Arábia Saudita e da Índia.
Veja mais:
Vídeo aborda direitos humanos e racismo no Brasil
Como a tecnologia pode beneficiar os direitos humanos?
Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos
Direitos humanos: o que significam e como fazer para promovê-los?