“Português para Migrantes e Refugiados” é um curso voltado para essas duas populações que pode ser acessado gratuitamente pela internet . A iniciativa, elaborada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), em parceria com a instituição de ensino Unicesumar, conta com vídeos, textos e materiais de apoio para auxiliar os alunos no aprendizado do idioma.
As aulas são indicadas para pessoas que já possuem um conhecimento básico da língua portuguesa. Para isso, é divido em três módulos de 80 horas cada e inclui os níveis intermediário e avançado. Ao final da formação, será emitido um certificado para o estudante, de acordo com o nível alcançado.
O acesso pode ser feito via smartphone, tablet ou computador. Para se registrar, os interessados devem entrar na página do curso e preencher um formulário. O objetivo é garantir novas oportunidades de refugiados e migrantes aprimorarem o idioma, apoiando sua integração socioeconômica no Brasil.
De acordo com dados de 2018 da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), o Brasil possui 11.231 pessoas reconhecidas nessa situação, sendo a maioria síria (36%), congolesa (15%) e angolana (9%). Além disso, mais de 37 mil venezuelanas e venezuelanos foram reconhecidos no Brasil até este ano, tornando-se o país com o maior número de emigrados dessa nacionalidade reconhecidos na América Latina.
Veja mais:
Refugiados que aguardam revalidação do diploma sonham com futuro digno
Cartilha orienta imigrantes e refugiados que vivem no Brasil
Crédito da imagem: Prostock-Studio – iStock