A população brasileira vem enfrentando a pandemia do novo coronavírus (covid-19) de diferentes formas. Registros dessa diversidade de reflexões e iniciativas foram reunidas na mostra audiovisual “Olhares sobre a covid-19”, iniciativa da Fiocruz disponível online. São 40 vídeos de diferentes formatos, linguagens e estilos, incluindo documentários, curtas-metragens de ficção, trechos de entrevistas e até uma animação.
As produções foram encaminhadas por realizadores profissionais e amadores de diferentes regiões do Brasil e selecionadas por uma comissão. Para assistir a mostra, é necessário acessar a área de audiovisual do Portal Fiocruz e buscar pela tag #OlharesSobreaCovid19.
Entre os destaques, a animação infantojuvenil #FicaEmCasa esclarece didaticamente os riscos à saúde causados pelo coronavírus.
Segundo os curadores, alguns registros buscaram caminhos artísticos para expressar as emoções vividas durante a quarentena, como nos vídeos “Temporal” e “Um roteiro de quarentena”. Outras produções trazem referências da literatura, como o romance “A peste”, de Albert Camus. Por fim, há vídeos que exploram a dinâmica das redes sociais, como Youtube e Instagram.
O documentário “Domingo – Ep. 04: Felipe dos Santos” apresenta a rotina de um entregador, categoria profissional impactada pela precarização do trabalho durante o período. Também estão disponíveis entrevistas realizadas por instituições de saúde e episódios da série “Covid-19 Divulgação científica”, da própria Fiocruz.
10 títulos contam com recursos de acessibilidade como legendas em texto e inclusão de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para acessá-los, ative o filtro “Recursos de Acessibilidade” na página da Mostra.
Veja mais:
Documentário mostra pandemia do coronavírus pelo olhar da juventude negra
Como manter as conquistas ambientais vivenciadas na quarentena?
Sem sites e aplicativos acessíveis, pessoa com deficiência se expõe mais à infecção durante pandemia
Crédito da imagem principal: print documentário “Domingo – Ep. 04: Felipe dos Santos”