Leonardo Valle
Quem deseja ajudar na cidade do Rio de Janeiro pode contar com a orientação do Mapa do Apoio, uma ferramenta online desenvolvida pelo projeto Ronda Urbana de Amigos Solidários (Ruas), que aponta lugares para atendimento dessa população. Ao todo, são 327 locais mapeados na zona sul e centro da cidade, que foram divididos em dez categorias: saúde, saúde mental, dependência química, abrigamento, educação, apoio jurídico, mulheres, jovens, terceira idade e ONGs.
A iniciativa foi desenvolvida por um grupo de voluntários durante quatro meses e usa a tecnologia do Google Maps. Ela traz um descritivo sobre o local e o serviço prestado, além do endereço e telefone da instituição.
O Mapa do Apoio é colaborativo e está aberto para receber contribuições para a atualização e ampliação do serviço. Para isso, tanto o site do projeto Ruas quanto sua página no Facebook estão abertos para receber indicações de outras iniciativas voltadas a essa população.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos da Prefeitura do Rio de Janeiro, aproximadamente 12 mil pessoas se encontravam em situação de rua na cidade em 2018.
Veja mais:
Jovens resgatam dignidade ao revelar histórias de pessoas em situação de rua
Aumento de desemprego e pobreza apontam retorno do Brasil ao Mapa da Fome
Crédito da imagem: print Mapa do Apoio