Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

“A cidade de São Paulo se mistura. Ela tem uma velocidade que não traz pra gente a capacidade de perceber o outro.”
(André Soler, do SP Invisível)

 


André Soler (Crédito: Divulgação)

 

André Soler tem 24 anos, estuda cinema e dedica-se à fotografia desde a adolescência. Juntamente com o jornalista Vinícius Lima, ele é responsável pelo SP Invisível. O coletivo surgiu no final de 2015, quando um grupo de amigos realizou uma ação com o objetivo de fazer com que jovens mudassem seus olhares e fotografassem o “invisível” na cidade de São Paulo.

André se encantou com o ponto de vista dos participantes, que tiraram fotos de prédios, pessoas de idade e moradores de rua. Dentro desse contexto, as pessoas em situação de rua eram as menos visíveis. “As fotos delas eram tiradas à distância. Elas não olhavam para as fotos. Era uma pessoa jogada no chão e você fotografava. A história dessas pessoas era ainda mais invisível”.

Foi aí que André e Vinícius decidiram mudar essa imagem e revelar histórias de vida por meio de diferentes linguagens e mídias sociais. Para ouvir cada personagem, o cineasta ressalta que não fazem uma entrevista, mas, sim, estabelecem um diálogo.

André diferencia o papel do SP Invisível das outras formas de assistência que essas pessoas recebem, sem desmerecer a importância que cada esfera tem: “As pessoas em situação de rua contam com políticas públicas, que têm a sua forma de lidar com isso, existem ONGs, que auxiliam na hora de dormir e da alimentação, há também ação de psicólogos, advogados, que trazem a parte burocrática… e existe o SP Invisível, que traz a comunicação e permite que as pessoas falem exatamente o que elas são. Traz dignidade. Os moradores de rua veem o SP Invisível como uma forma de se comunicarem com a sociedade.”

Ao apurar seus olhares para o que antes não viam (ou não queriam ver), passam a dar valor também a pessoas idosas em suas respectivas famílias, por exemplo. “Nossa meta é a de fazer com que se entenda o outro, que se crie empatia pelos outros seres humanos. Quanto mais a gente se relaciona com o ser humano, mais humano a gente se torna”.

Como ficar conectado com o SP Invisível:
Site: https://spinvisivel.org/
Facebook: https://www.facebook.com/spinvisivel/?ref=br_rs
Instagram: http://instagram.com/spinvisivel
Medium: https://medium.com/@spinvisivel
Twitter: https://twitter.com/SPinvisivel

Créditos: as músicas utilizadas na edição do áudio, por ordem de entrada, são: Gente (Reynaldo Bessa), Fotografia (Leoni), Me deixa falar (George Israel e Paula Toller), com Kid Abelha, Não existe amor em SP (Criolo).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.