Reunir passos e ferramentas para ajudar jovens que queiram promover mudanças sociais e ambientais. Essa é a proposta do manual “Semeando Poder – Um Guia Para Mudar o Mundo”, do projeto Banana-Terra. A iniciativa é uma parceria entre os escritórios brasileiros da Anistia Internacional e do Greenpeace.
O objetivo é desenvolver e estimular adolescentes a combater atividades que agridam o meio ambiente ou violem direitos humanos, por meio do ativismo. O material é gratuito e apresenta exercícios práticos sobre como criar e colocar em prática iniciativas, como fazer isso com segurança, como comunicá-los de forma eficiente para outras pessoas e também como medir se sua empreitada está ou não sendo bem-sucedida. O manual pode ser baixado após um cadastro online.
Para envolver e motivar as pessoas a realizarem ações coletivas durante o projeto, o guia sugere seguir princípios como criar ambientes em que se cultivem a liberdade de expressão, a participação ativa e a análise crítica, assim como valorizar as relações horizontais, entendendo que todas as pessoas têm alguma experiência e saber para colaborar no processo.
Além disso, indica que reuniões e bate-papos não permitam que diferenças de raça-etnia, sexo, orientação sexual, idioma, religião, ideologia política, origem social, capacidades físicas ou mentais inibam os espaços de participação e fala.
Todo o material compartilhado foi previamente oferecido durante as oficinas do projeto, que treinou e conectou jovens do norte, nordeste e centro-oeste para utilizarem seus conhecimentos visando fortalecerem as comunidades onde vivem.
Veja mais:
Anistia Internacional oferece curso online sobre direitos humanos gratuito e em português
Jovens se unem para distribuir absorventes para mulheres em situação de rua
Crédito da imagem: Julia Mente/reprodução site Greenpeace