Sarah Fernandes

Acompanhar a gestão do dinheiro público e participar das decisões sobre onde ele será investido são dois direitos fundamentais para a cidadania, porém ainda distantes do cotidiano de muitos brasileiros. Se o tema parece um desafio reservado para quem está próximo ao mercado financeiro, o projeto Em Busca do Tesouro vem mostrar que esse também é um assunto de criança.

Por meio de gibis, revistas e tirinhas digitais da Turma da Mônica, o objetivo do projeto é ensinar conceitos de finanças públicas, responsabilidade fiscal e transparência para estudantes do ensino fundamental. A iniciativa é da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Banco Interamericano Desenvolvimento (BID).

No site do projeto, os pequenos economistas podem ler as revistinhas e responder ao quiz sobre finanças públicas e pessoais. Professores que queriam utilizar o material em sala de aula também encontram no site um manual e um fórum de debate. O projeto será implantado em escolas públicas do Distrito Federal. A expectativa é que ele chegue a 30 mil crianças, mil professores e 150 escolas ainda em 2019.

O cartunista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, destacou durante a cerimônia de lançamento, realizada em Brasília na última semana, que o projeto tem a missão de ajudar “cada brasileirinho e cada brasileirinha” a cuidar do seu dinheiro e fazer com que as futuras gerações se preocupem mais com o uso do dinheiro público. “Com a ajuda de todos, podemos fazer um Brasil diferente, mais desenvolvido, mais justo, mais humano e, podem acreditar, alcançar um futuro melhor.”

A representante do Pnud, Maristela Baioni, afirmou durante o evento que “essa formação de gestão fiscal, educação fiscal, educação financeira e controle social é fundamental para a construção de cidadania e de efetiva participação social”.

Com Pnud

Veja mais:
Explicar economia na linguagem do jovem ajuda a reduzir endividamento dessa população
Game ensina a administrar recursos de uma cidade

Crédito da imagem: reprodução Facebook Tesouro Nacional

Deixe um comentário

Talvez Você Também Goste

Notícias

Documentário online discute como negócios podem impulsionar ações pela natureza

“Não haverá empregos em um planeta morto”, explica especialista em pesca regenerativa, Bren Smith

há 2 meses
Notícias

Não é necessário esperar 24 horas para considerar pessoa como desaparecida, orienta cartilha

Publicação ensina a prevenir e enfrentar desaparecimento de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência

há 2 semanas
Notícias

Meninas estão mais expostas a conteúdos de violência na internet, diz pesquisa

Tratamento ofensivo e pedido de fotos íntimas também foram relatados na TIC Kids Online 2019

há 2 meses
Notícias

Unicef ensina a proteger e entreter crianças durante quarentena contra coronavírus

Documentos reúnem dicas para evitar ansiedade por meio de conversa e brincadeiras em casa

há 5 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.