Leonardo Valle
É papel do gestor público direcionar o dinheiro arrecadado com os impostos pagos pela população aos diversos setores do município, garantindo, assim, o bem-estar dos moradores. Para estimular a reflexão sobre a função exercida por prefeitos e secretários na administração pública, o jogo educativo Nossa Cidade ensina como gerir esses espaços a partir da distribuição de recursos.
Elaborado pelo portal multimídia MultiRio, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ), o game traz uma cidade dividida em zonas administrativas, cada uma com uma cor específica. As áreas possuem necessidade de recursos diferentes em saúde, educação, alimentação e saneamento. Para manter a qualidade de vida e evoluir para um nível melhor, o jogador deve distribuir a renda conforme as carências de cada região. Caso falhe, a cidade e sua população entram em declínio.
O game é destinado a crianças e adolescentes e pode ser acessado via computador ou dispositivos móveis.
Complementação de receita
Além dos impostos, as cidades possuem outras fontes de receitas que serão utilizadas em sua gestão. Há as transferências voluntárias, vindas por meio de convênios firmados pelo município com o estado e a União; a compensação financeira pela exploração de recursos naturais em seu território (como petróleo, gás natural, água e minérios); valores advindos de multas, taxas e penalidades; e exploração econômica de seu patrimônio, como aplicações financeiras, venda de bens móveis e imóveis, aluguéis, entre outros.
Com MultiRio e Agência Senado
Veja mais:
Game educativo para crianças conscientiza sobre a limpeza do mar
Game para smartphones combate focos do Aedes aegypt no Amapá